Sinônimo de grandes promoções, a Black Friday – que neste ano acontecerá em 24 de novembro – já se caracterizou como um dos movimentos mais esperados, tanto pelo comércio quanto pelo público. Pesquisa apresentada neste mês pela startup brasileira Méliuz mostra que 95,2% dos entrevistados estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras em 2023. O número é 4% maior do que em 2022, considerando ainda que apenas 66% desses usuários afirmam ter comprado na Black Friday, do ano passado.
Nesta edição da Black Friday, espera-se que 32% das pessoas gastem mais de R$ 1 mil. Entre os que não buscam por algum produto de desejo, 18,3% querem substituir itens mais antigos ou repor os que deixaram de funcionar; 8,1% pretendem antecipar os presentes para o Natal e 7,9% estocarão produtos de uso recorrente. Eletrônicos e Informática (49,2%). Eletrodomésticos e eletroportáteis figuram como foco (44,8%), seguido por roupas (30,8%); acessórios e calçados (27,7%) e perfumes e cosméticos (21,5%).
Com mais de dois meses, o setor logístico já intensifica a preparação para a data. A IBL Logística – empresa instalada em Guarulhos (SP), que atua na área de transporte, distribuição e armazenamento de cargas – é um exemplo. A companhia estima que a Black Friday poderá garantir um aumento nas vendas de 15% a 20% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Há uma excelente expectativa de crescimento. As projeções indicam uma elevação nas vendas em relação aos anos anteriores e estamos confiantes de que a data será de ritmo intenso”, diz a gerente comercial do setor Eletrônico da IBL Logística, Andreia Bonetti.
Geração de empregos – A ascensão do comércio eletrônico se tornou ainda mais notável desde o início da pandemia, com cerca de 91% dos brasileiros optando por compras online em detrimento das lojas físicas. Diante desse aumento exponencial da demanda, o setor de logística precisou se reinventar por meio de novos investimentos. Para atender a demanda, a empresa se prepara para novas contratações, como assistentes para SACs, motoristas especializados em entregas para e-commerce, entre outras funções dentro da operação.
“A transformação na indústria logística está conduzindo a expansão de nossa equipe, com a incorporação de novos colaboradores especializados. Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e, diante disso, a agilidade na reposição de mercadorias se torna fundamental para atender às necessidades dos principais varejistas”, ressalta Andreia.