04/11/2020

ABOL marca presença no Supply Chain Virtual Summit Brazil 2020

 ABOL marca presença no Supply Chain Virtual Summit Brazil 2020


Diretores e líderes do setor de cadeia de suprimentos tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre as características e funções dos Operadores Logísticos na manhã desta quarta-feira (4) durante um dos principais eventos voltados a esse segmento, o Supply Chain Virtual Summit Brazil 2020 (SCS). Na ocasião, o presidente da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos, Cesar Meireles, apresentou o tamanho desse mercado formado por 275 empresas, cuja receita bruta anual é de R$100,8 bilhões, representando um faturamento médio de R$366 milhões por ano. Os números integram a terceira versão do estudo desenvolvido pela entidade, em parceria com a Fundação Dom Cabral. O material mostra a força, o dinamismo e a capacidade de consolidação desse negócio. 

Apesar dos números surpreendentes, o destaque da palestra de Meireles ficou para os detalhes sobre o perfil dos Operadores Logísticos, empresas responsáveis pelo transporte em qualquer modal, armazenagem em qualquer regime fiscal e gestão de estoque. "Eles são plurais, sendo capazes de atuar em toda a cadeia logística de valor. É um mercado aberto com aspecto concorrencial muito dinâmico", afirmou o presidente da ABOL que, dentro desse contexto, aproveitou para destacar o Projeto de Lei (PL 3757/2020), atualmente aguardando o despacho do presidente da Câmara dos Deputados para dar seguimento à sua tramitação. O documento visa, exatamente, uma simplificação conceitual dessa categoria profissional, desburocratizando a atividade, revogando o anacrônico decreto nº 1.102/1903, e trazendo o texto para a era digital.

"O PL prevê a regulamentação dos Operadores Logísticos no Brasil. Ele vai ajudar a caracterizar, estruturar, definir e, sobretudo, facilitar a vida de quem atua ao redor desse ecossistema. Os stakeholders, anuentes, intervenientes e reguladores poderão ter a mesma leitura do nosso setor. Queremos reduzir a burocracia e facilitar a vida da economia. Isso sem contar a possibilidade de modernização da lei de armazenagem geral, que faz parte desse projeto", explicou Meireles.

Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.