30/08/2021

ABOL acompanha lançamento de DT-e no Rio Grande do Sul

 ABOL acompanha lançamento de DT-e no Rio Grande do Sul


O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a implementar o projeto piloto do DT-e (Documento Eletrônico de Transporte).

O Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para a inclusão e integração de dados e informações fiscais, estaduais e federais em um único documento eletrônico, foi firmado na tarde desta segunda-feira (30/08), em Porto Alegre, entre os governos federal e estadual.

A cerimônia contou com a presença de representantes de entidades dos setores de transporte e logística e de autoridades públicas, como o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Também participaram do encontro o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, representantes da ANTT e deputados estaduais e federais, como o Deputado Jerônimo Goergen, que foi o relator da Medida Provisória 1.051/2021 - instrumento legal gerador do documento - na Câmara dos Deputados.

Vale lembrar que, para ser sancionada, a MP deve ser apreciada pelo plenário do Senado Federal. A previsão é de que isso ocorra ainda esta semana.

A diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, participou da cerimônia e espera que outros estados sigam o exemplo do RS, assinando prontamente o acordo para uma rápida integração de sistemas, consolidando a implementação completa do documento em todo território nacional.

O DT-e é a Plataforma Tecnológica Digital que permitirá unificar os vários documentos e obrigações administrativas que são exigidas nas operações de transporte de carga, agregando desde dados sobre o monitoramento do veículo a informações relativas ao frete.

O documento será implementado em fases, explicou o ministro durante a cerimônia. A primeira consolidará os documentos atualmente exigidos pelo Minfra e órgãos vinculados. Já a segunda incluirá documentos, autorizações e afins solicitados pelos demais órgãos federais, como agências reguladoras e outros ministérios. Por fim, a terceira consolidará documentos exigidos pelas esferas estadual e municipal.

Notícias Relacionadas
 64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

04/11/2025

64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

O trabalho dos Operadores Logísticos (OLs) no Brasil tem se expandido muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desd (...)

Leia mais
 Bravo inaugura ponto de biometano para caminhões pesados

04/11/2025

Bravo inaugura ponto de biometano para caminhões pesados

Bravo investe R$ 29 milhões em infraestrutura e frota de caminhões a gás para reduzir em até 800 toneladas anuais as emissões de CO₂A Bravo Serviços Logísticos inaugu (...)

Leia mais
 Expansão logística em Extrema: parceria entre Mendes Talent e ID Logistics gera novas oportunidades de trabalho

03/11/2025

Expansão logística em Extrema: parceria entre Mendes Talent e ID Logistics gera novas oportunidades de trabalho

O setor logístico segue em plena expansão em Extrema (MG), impulsionando a economia local e gerando novas oportunidades de emprego para trabalhadores de toda a região. Um dos exemplos ma (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.