10/10/2024

Grupo ID Logistics traça panorama futuro da logística no Brasil e no Mundo

 Grupo ID Logistics traça panorama futuro da logística no Brasil e no Mundo



O Grupo ID Logistics tem demonstrado um crescimento robusto nos últimos anos, com projeções otimistas para o futuro próximo, inclusive para o Brasil. Esse desempenho positivo é atribuído à excelência operacional, foco em inovação e estreito relacionamento com os clientes, pilares que sustentam o plano estratégico da empresa. Em uma série de perguntas e respostas com o francês Eric Hémar, CEO Global do Grupo ID Logistics e o brasileiro Gilberto Lima, CEO da ID Logistics Brasil, destacamos os principais pontos.


Eric Hémar, CEO do Grupo ID Logistics, falou sobre as principais tendências que estão moldando o futuro da logística global. Ele enfatizou a importância do controle de custos, eficiência operacional em ambientes complexos e a retenção de funcionários como desafios críticos para o setor. Hémar ressaltou que a pressão exercida por grandes clientes está impulsionando a busca por redução de custos, enquanto a complexidade operacional demanda soluções inovadoras para manter a eficiência.


Para enfrentar esses desafios, Hémar aconselha as empresas a investirem continuamente em treinamento e retenção de talentos, além de inovação para garantir altos padrões de excelência operacional. Ele identifica a moda, o e-commerce, os bens de consumo de alta rotatividade (FMCG) e os cosméticos como os setores mais promissores para a expansão logística no Brasil. Além disso, destaca a necessidade de oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, com um forte senso de pertencimento e significado para os funcionários.


Comparando as operações logísticas no Brasil com outros países, Hémar observa semelhanças significativas, especialmente no que diz respeito aos condomínios logísticos, onde grandes clientes preferem compartilhar recursos e pessoal. o Grupo ID Logistics, sob sua liderança, tem se comprometido a criar uma marca empregadora forte, focada nos valores do Grupo e nos pontos fortes para atrair novos talentos, especialmente aqueles com habilidades em automação e mecanização. Essa estratégia tem sido fundamental para a empresa se adaptar às mudanças globais e manter sua posição de liderança no mercado de logística.


Segundo Gilberto Lima, o e-commerce e o setor de moda se destacam como os segmentos de maior expansão da ID Logistics Brasil. A empresa atende gigantes do comércio eletrônico e grandes grupos de distribuição de têxtil, expandindo sua atuação tanto no Brasil quanto em outros países onde opera.


A tecnologia é um dos principais motores de crescimento da ID logistics. A matriz possui uma divisão dedicada à inovação e a subsidiária brasileira conta com equipes locais que trabalham em conjunto para trazer soluções tecnológicas inovadoras para os clientes. A inteligência artificial já é utilizada em áreas internas, agilizando processos e otimizando recursos. A próxima etapa é expandir o uso da IA para o atendimento a clientes, fornecedores e parceiros logísticos.


Diante das mudanças constantes no setor de logística, o principal desafio enfrentado pela ID Logistics é a busca por mão de obra especializada e qualificada. Para superar esse desafio, a empresa investe fortemente em treinamento e capacitação de seus colaboradores, através da universidade corporativa e de outros programas de desenvolvimento de recursos humanos.


Confira a seguir os principais pontos da entrevista com Eric Hémar, CEO Global do Grupo ID Logistics


Quais são as principais tendências globais que estão impactando o setor de logística?


Eric Hémar: primeiramente, destacaria a busca pelo controle de custos como uma tendência importante para o setor de logística. De fato, isso é uma consequência lógica da pressão exercida pelos nossos grandes clientes (distribuidores, fabricantes e e-commerce). Em segundo lugar, nossos clientes desejam eficiência em um ambiente cada vez mais complexo (variabilidade, sazonalidade…).


Em terceiro lugar, um novo desafio que o setor de logística enfrenta atualmente é reter os funcionários. As empresas precisam ser mais atraentes e oferecer melhorias contínuas no ambiente de trabalho, desenvolvimento de carreira, reconhecimento e comprometimento da equipe.


Como as empresas devem se preparar para essas tendências para se tornarem mais competitivas em termos logísticos?


Eric Hémar: elas precisam abordar os recursos humanos com foco em investimento contínuo em treinamento e retenção de talentos. É claro que a inovação é fundamental para garantir os mais altos padrões de excelência operacional.


Quais setores você identifica como os mais promissores para expansão logística no Brasil?


Eric Hémar: moda, e-commerce, FMCG (bens de consumo de alta rotatividade) e cosméticos.


Quais são os principais desafios na contratação e retenção de talentos em logística? Quais são as novas habilidades?


Eric Hémar: empresas como a ID Logistics precisam oferecer a cada funcionário os recursos necessários para alcançar suas próprias ambições em um setor inclusivo. É fundamental proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, um forte senso de pertencimento e um trabalho que tenha significado. Em 2023, a ID logistics criou uma verdadeira marca empregadora para focar nos valores do grupo e destacar os pontos fortes para futuros funcionários. Essa abordagem ajuda muito na contratação de pessoas com novas habilidades, especialmente em automação e mecanização.


Como você compara as operações logísticas em condomínios logísticos no Brasil com outros países onde a ID Logistics atua?


Eric Hémar: os condomínios em outros países são bastante comparáveis à organização brasileira. Em todos os lugares, grandes clientes preferem ficar na mesma área para compartilhar recursos e pessoal. A especificidade do Brasil é a questão fiscal. A competição fiscal entre os diferentes estados às vezes desorganiza a logística ideal.


Como a ID Logistics está se adaptando às mudanças no cenário global de logística?


Eric Hémar: a ID Logistics continua sendo um “pure player” em logística contratada, oferecendo um serviço de alta qualidade, incluindo muitas inovações para se manter competitiva e apoiar grandes contas em seu desenvolvimento global, proporcionando uma ampla cobertura geográfica. a ID Logistics também apoia seus funcionários em seu desenvolvimento profissional, para que possam progredir e alcançar seus objetivos pessoais. Finalmente, para a ID Logistics, a inteligência artificial, junto com a robotização, deve oferecer valor agregado e melhorias operacionais significativas, tanto para os clientes quanto para os funcionários, mesmo que ainda estejamos apenas no início do processo.


Quais são as principais estratégias da ID Logistics para crescer no mercado brasileiro?


Eric Hémar: a ID Logistics quer se tornar um player importante no mercado brasileiro. Com mais de 60 unidades e 9.000 pessoas, o grupo expandiu sua expertise técnica e equipes de vendas para conquistar mais clientes em três setores de negócios específicos: e-commerce, moda e FMCG (bens de consumo de alta rotatividade). A ID Logistics continuará a apoiar grandes grupos globais em sua abordagem para organizar e otimizar sua cadeia de suprimentos.


Como a ID Logistics está utilizando a tecnologia para melhorar suas operações logísticas?


Eric Hémar: com uma média de 2,6 inovações implantadas por unidade em 2023, a ID Logistics demonstrou sua capacidade de promover projetos de melhoria. O grupo possui parcerias sólidas, centros de competência dedicados e múltiplas aplicações operacionais. Em 2023, mais de 500 robôs foram instalados em armazéns ao redor do mundo, como Autostore, Six Axis ou Smart Vision.


Quais as novas operações a ID Logistics planeja iniciar no Brasil e ao redor do mundo neste ano? Mencione os novos clientes.


Eric Hémar: no Brasil, começamos uma nova parceria com a Wella e Docile na região de Extrema/MG, no início de 2024, e duas startups adicionais estão previstas para o segundo semestre (nos setores de cosméticos e bebidas alcoólicas). Em nível de grupo, a ID Logistics continuou seus investimentos em 2023 com a aquisição da Spedimex na Polônia, uma operação que gerou sinergia comercial alguns meses depois ao acompanhar um líder mundial em moda no Reino Unido. o grupo também ganhou vários contratos estratégicos em ambos os lados do Atlântico, o que abre grandes perspectivas de crescimento para 2024.


Gilberto Lima, CEO da ID Logistics Brasil


Como voce avalia o crescimento atual da empresa no Brasil e quais são as expectativas para o futuro proximo?


Nos últimos anos a subsidiária brasileira da ID Logistics tem apresentado um crescimento expressivo, mantendo na casa dos dois dígitos e devemos continuar nesse ritmo nos próximos períodos. Esse crescimento está totalmente em linha com o nosso plano estratégico, bem como é baseado nos pilares de manter altos padrões, excelência operacional, DNA em inovação e em cultivar forte relacionamento com nossos clientes.


Em relação as áreas de atuação da empresa, qual segmento voce considera que está em maior expansão e por que?


Os segmentos que apresentam uma expansão acima da média ainda são e-commerce e fashion. Atualmente, temos em nosso portfólio local gigantes no comércio eletrônico e dois dos maiores grupos de distribuição de têxtil no mundo, com as quais temos expandido consideravelmente, não só no Brasil mas também nos demais países que atuamos.


A matriz criou uma area de transição para atuação na area de tecnologia, aqui seguira o mesmo caminho?


Tecnologia é um tema estratégico, por isso os investimentos nessa área são cada vez mais representativos. Em termos de grupo. temos uma divisão totalmente focada em tecnologia e inovação. Esta área tem uma interface direta com cada país que por sua vez também tem equipes locais dedicadas. A ideia é que essas equipes atuem de maneira conjunta, trazendo ferramentas e soluções inovadoras para os nossos clientes através de replicações de benchmarks mundiais.


Considerando o aumento da demanda por entregas rápidas no e-commerce, como a empresa está se adaptando para atender a essas expectativas sem atuar diretamente no last mile?


O foco está em otimização de fluxos, melhoria de processos, digitalização, ferramentas, novas tecnologias, automatização em sorteamento e inovação dentro dos nossos centros de distribuição, além do treinamento e capacitação constante das nossas equipes. Para esse segmento em especial, diante da sazonalidade com períodos de picos expressivos, onde chegamos a incrementar nossos times em até 500% por curtos períodos, a necessidade de respostas rápidas é crucial, para isso o investimento na nossa área de recursos humanos também é proporcionalmente significativo.


De que maneira a inteligência artificial está sendo integrada na estratégia logística da empresa e quais impactos significativos já podem ser observados?


O uso de inteligência artificial deu-se inicialmente em áreas internas como o RH, revolucionando a forma que disponibilizamos algumas informações, para com isso agilizar o fluxo de comunicação entre departamentos e atendimento às nossas equipes. Consultas e extração de informações foram simplificadas o que nos trouxe uma redução significativa no tempo de respostas e por consequência otimização dos recursos nos departamentos internos. Além disso, passamos a ter uma central de atendimento em tempo real pronta para esclarecimentos de forma eficiente. A próxima etapa visa o atendimento direto aos nossos clientes, fornecedores e parceiros logísticos.


Com as mudanças constantes no setor de logistica de distribuição, quais são os maiores desafios enfrentados atualmente e como a empresa planeja superá-los?


A mão de obra especializada e qualificada, diante das novas necessidades do mercado, sem dúvida é um grande desafio para os operadores logísticos. Diante desse cenário estamos investindo fortemente na formação e capacitação de recursos, sendo esses internos ou externos à organização, para tanto desenvolvemos nossa universidade corporativa e é através dela e de outros recursos agregados pela nossa área de RH que estamos superando esse desafio



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