A DHL revelou a 7ª edição do DHL Logistics Trend Radar, um relatório bienal que destaca as principais tendências sociais, empresariais e tecnológicas que impactam o setor. Desde seu início em 2012, o relatório fornece uma análise aprofundada das tendências de logística, seu impacto, progressão e desafios e oportunidades associados.
Para cada uma das 40 tendências, sendo 17 sociais e empresariais e 23 tecnológicas, o radar descreve o tempo previsto para adoção e seu impacto na logística. Embora grupos de tendências como robótica, Internet das Coisas e backbone digital (esquema de ligações centrais de um sistema de redes mais amplo, tipicamente de elevado desempenho e com dimensões continentais) continuem a afetar significativamente a logística, é evidente que o campo emergente da IA (Inteligência Artificial) está ganhando importância relevante no setor, assim como a sustentabilidade das operações continuam sendo uma prioridade.
“O DHL Logistics Trend Radar consolida as principais tendências de logística, com IA e sustentabilidade assumindo a liderança nesta edição, impulsionando a evolução de negócios, consumidores e tecnologias na próxima década. Isso capacita nossos clientes e nós a permanecermos competitivos em um cenário exigente“, afirma Katja Busch, CCO e chefe de Soluções e Inovação para Clientes da DHL.
A relevância da IA para o setor de logística se destaca por meio de cinco tendências: IA Generativa, Ética de IA, IA de Áudio, Visão Computacional e Análise Avançada. Essas tendências visam coletivamente transformar os processos de logística alavancando análises e geração de dados sofisticados, aprimorando a interação homem-máquina por meio de análise de voz e som, automatizando a interpretação de dados visuais e gerando autonomamente novos conteúdos com base em padrões aprendidos. Considerações sobre implicações éticas do salto da tecnologia de IA também estão sendo delineadas.
Em termos de sustentabilidade, as tendências são: Infraestrutura de Energia Renovável e Combustíveis Sustentáveis. Essas tendências são essenciais para reduzir as emissões de carbono, aumentar a eficiência energética e permitir operações sustentáveis ao longo da cadeia de suprimentos.
“A velocidade da transformação em logística ainda está acelerando. Junto com as oportunidades empolgantes da IA desbloqueando níveis sem precedentes de eficiência e inovação, o foco em cadeias de suprimentos sustentáveis e resilientes permanecerá na vanguarda das prioridades estratégicas de nossos clientes“, acrescenta Klaus Dohrmann, vice-presidente e chefe de inovação e pesquisa de tendências da DHL Customer Solutions & Innovation.
O relatório também examina tendências sociais e suas implicações para cadeias de suprimentos. Isso inclui diversidade, equidade, inclusão, pertencimento (DEIB), juntamente com a crescente importância da experiência do funcionário e da saúde e segurança no local de trabalho.
O DHL Logistics Trend Radar é fundado em uma abordagem integrada de inovação centrada no cliente, aproveitando os principais insights de milhares de engajamentos nos Centros de Inovação da DHL globalmente. A cada ano, os quatro Centros – na Alemanha, Cingapura, EUA e Emirados Árabes Unidos – atraem mais de 13.000 visitantes. Essas interações com clientes e colegas da DHL envolvidos nas operações diárias fornecem perspectivas valiosas para a transformação logística. Complementando esses insights, o Trend Radar também integra metodologias de pesquisa clássicas e a expertise de líderes de opinião importantes de think tanks influentes, empresas de consultoria renomadas e academia de primeira linha de todo o mundo. Além disso, a plataforma “DHL Warehouse of Innovation” facilita a colaboração com startups, pesquisadores e investidores para cocriar inovações voltadas para o futuro junto com a DHL.
Fonte: Frota e Cia