05/01/2024

Wilson Sons implanta novo sistema, no Centro Logístico Santo André, em São Paulo, e aumenta eficiência com soluções digitais  

 Wilson Sons implanta novo sistema, no Centro Logístico Santo André, em São Paulo, e aumenta eficiência com soluções digitais  



A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, está implantando no Centro Logístico Santo André (SP) o novo sistema de gerenciamento do seu terminal alfandegado. Desenvolvido pela startup LogInfo, que faz parte do Cubo Maritime & Port (primeiro hub dedicado de soluções portuárias e de transporte aquaviário da América Latina), o novo sistema otimiza a eficiência das operações de importação, exportação e regimes aduaneiros especiais com soluções digitais e ênfase na usabilidade melhorada e no controle mais dinâmico e preciso das cargas.


A nova ferramenta de gerenciamento permite às empresas clientes da Wilson Sons um controle mais dinâmico sobre o movimento e estoque de cargas no Centro Logístico. Com recursos avançados de rastreamento e gerenciamento em tempo real, as operações logísticas se tornam ainda mais transparentes e ágeis, tanto para a companhia quanto para os seus clientes. O setor automotivo é um dos principais beneficiários desse tipo de novo controle em tempo real, dada preferência pelo abastecimento no sistema just in time.


A nova plataforma foi projetada, cuidadosamente, com foco na usabilidade de sua interface, tornando a navegação e a operação mais intuitivas e eficazes. Esta tecnologia possibilita que as ações possam ser feitas por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos. Além disso, a automação de procedimentos simplifica significativamente os processos alfandegários, economizando tempo e recursos preciosos durante a operação. 


A parceria com a startup LogInfo permitiu a incorporação de soluções de tecnologia de ponta e a aplicação das melhores práticas da indústria no desenvolvimento do novo sistema. A ferramenta da LogInfo também atende às normas dos órgãos fiscalizadores, entre eles Receita Federal, Ibama, Anvisa, Ministério da Agricultura e Pecuária e Exército.


O projeto do novo sistema de gestão aduaneira (alfandegado) do Centro Logístico Santo André começou a ser desenvolvido há mais de um ano pela LogInfo. O primeiro módulo do sistema, implementado no segundo semestre de 2023, foi a Vistoria Remota. Por meio dele, os fiscais da Receita Federal conseguem vistoriar as cargas sem o deslocamento até o recinto, utilizando câmeras e integração direta com o sistema.


Thais Sangean, gerente-geral do Centro Logístico Santo André, ressalta que, com o LogInfo, a Wilson Sons reafirma a sua estratégia de investir em inovação e novas tecnologias. "Estamos contribuindo para aumentar a eficiência operacional dos nossos clientes, ajudando assim a estimular o comércio doméstico e internacional. Um dos benefícios para as empresas é o acesso com mais transparência às informações, por meio de uma interface mais ágil e moderna”, diz Thais.


A gerente-geral destaca ainda o compromisso da companhia em fomentar a inovação do setor marítimo-portuário e de logística, por meio de start-ups, para atender as necessidades dos clientes. Para fortalecer a agenda de inovação no segmento, a Wilson Sons liderou o processo de criação do Cubo Maritime & Port, que completou em julho passado um ano com o dobro de startups e fechando novas parcerias internacionais, com o hub de inovação de Singapura, na Ásia. “Esse é um papel importante nosso dentro do Cubo Maritime & Port. As startups ganharam um cliente de peso, líder do mercado, que permite ampliar a escala e desenvolver um produto digital. Já na nossa operação, ganhamos agilidade, flexibilidade e novas tecnologias com a solução digital, que, depois, pode ser usada em outras empresas. É uma parceria ganha-ganha", afirma a executiva.


Sobre o Centro Logístico


Instalado no maior eixo econômico da América Latina, o Centro Logístico, que fica no ABC paulista, está a apenas 28 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a 107 km do Aeroporto de Viracopos (Campinas), a 79 km do Porto de Santos, o maior complexo portuário latino-americano, e a 18 km do Rodoanel Mario Covas. A proximidade com esses importantes elos logísticos e a distância da zona de rodízio permitem atender os principais segmentos do mercado que atuam na região.


A unidade dispõe da maior área alfandegada do Estado de São Paulo (68.000m2), que conta com 2 câmaras frias, e de 51.700m2 de área de armazém geral, oferecendo soluções integradas voltadas à gestão aduaneira e de inventário, regimes aduaneiros especiais, controle de demurrage, gestão de indicadores de performance e serviços personalizados, como reembalagem, montagem de kits e etiquetagem. O Centro Logístico recebeu a certificação ISO 14001, reconhecendo o compromisso com o Sistema de Gestão Integrado (Qualidade e Meio Ambiente) e demonstrando que os serviços são de excelência, realizados com qualidade, eficiência e segurança.



Notícias Relacionadas
 CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

24/05/2024

CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

Para que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) desenvolva medidas de apoio mais eficazes aos transportadores impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Confederação está re (...)

Leia mais
 Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

24/05/2024

Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

Agora em sua quinta edição, o relatório State of Sustainable Fleets 2024, divulgado nesta segunda-feira (20), lança luz sobre um setor que está passando por um momento de transição ativa (...)

Leia mais
 JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

23/05/2024

JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

Com foco na segurança e treinamento de sua equipe de motoristas, a JSL, empresa com o maior portfólio de serviços logísticos do país, investiu R$ 2 milhões na aquisição de um simulador d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.