07/03/2022

Ucrânia planeja retomar exportação de grãos por ferrovias, diz agência estatal

 Ucrânia planeja retomar exportação de grãos por ferrovias, diz agência estatal


A agência ferroviária estatal da Ucrânia, a Ukrzaliznytsia, informou hoje em suas redes sociais que está pronta para retomar as exportações agrícolas do país pelo modal. O movimento ocorre após os ataques russos fecharem os portos ucranianos no Mar Negro e no Mar de Azov.

“A fim de prevenir a crise alimentar mundial e resgatar a exportação ucraniana, a Ukrzaliznytsia está pronta para organizar urgentemente a entrega de produtos agrícolas através do transporte ferroviário. A logística da entrega de grãos na fronteira com a Romênia, Hungria, Eslováquia e Polônia está atualmente a ser processada”, reforçou.

A Ucrânia é uma grande exportadora de trigo, milho e girassol. Os ucranianos são o quarto maior exportador de milho e trigo do mundo, enquanto a participação do país no mercado mundial de óleo de girassol é de 55%.
Autorização do governo ucraniano
A exportação de trigo, milho, carne de aves, ovos de galinha e óleo de girassol, no entanto, deverá ter autorização do governo ucraniano, segundo informou hoje a agência Interfax, citando uma resolução publicada por Kiev.

Ainda de acordo com a agência, essas mercadorias precisarão a partir de agora de uma licença de exportação emitida pelo Ministério da Economia.

A resolução que ampliou a lista de exportações e importações sujeitas a licenciamento e cotas em 2022 foi adotada pelo Gabinete de Ministros da Ucrânia em uma reunião no sábado e publicada em seu site neste domingo.



Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

25/04/2024

Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio BBM 2024 — o Oscar da logística brasileira. Realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística, a premiação visa reconh (...)

Leia mais
 Movecta registra receita recorde em 2023

25/04/2024

Movecta registra receita recorde em 2023

A empresa de logística integrada Movecta encerrou o ano passado com faturamento de R$ 667 milhões, registrando alta de 12,6% frente a 2022, quando contabilizou receitaa de R$ 592,3 milhõ (...)

Leia mais
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.