28/10/2020

TPC Nordeste conclui obras de reestruturação de seu complexo logístico

 TPC Nordeste conclui obras de reestruturação de seu complexo logístico


Com as melhorias, a estrutura passa a ter uma plataforma de serviços de importação e exportação com infraestrutura tecnológica para diversas demandas, como recebimento, armazenagem alfandegada, desembaraço aduaneiro, separação, conferência, etiquetagem, distribuição e transporte

A TPC Nordeste informa que concluiu as obras de reestruturação de seu complexo logístico localizado em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Com as melhorias, a estrutura passa a ter uma plataforma de serviços de importação e exportação com infraestrutura tecnológica para diversas demandas, como recebimento, armazenagem alfandegada, desembaraço aduaneiro, separação, conferência, etiquetagem, distribuição e transporte.

O Complexo Logístico TPC Nordeste conta com uma área total de 150 mil m² distribuídos em um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia-TPC), um armazém geral (AG-TPC) e um centro de distribuição multiuso (CD-TPC).

Com as reestruturações, o Clia passa a contar com 70 mil m² de área alfandegada, sendo 15 milm² de área coberta para cargas gerais e químicas, com infraestrutura de porta-paletes, drive-in, sistema de monitoramento 24 horas, além de um pátio para contêineres e cargas de grandes dimensões.

O armazém geral passa a oferecer 5 mil m² de área designada a cargas pós-nacionalização, em que é realizada a separação, consolidação e expedição de produtos que atenderão ao mercado nacional e precisam ser estocados temporariamente, com um menor custo de armazenagem.

Já o CD é composto por duas áreas, sendo a primeira um centro de distribuição de cargas secas com 14 mil m², com 23 mil posições-palete verticalizadas em sete níveis de armazenagem, e a segunda área formada por lonados com um total de 6 mil m² destinados a operações de cross-docking e armazenagem de peças de grandes dimensões.

Segundo o vice-presidente de operações da TPC, Sérgio Faria, o Complexo de Simões Filho tem ampla estrutura para atender empresas de diferentes áreas, desde petroquímica e energia renovável, passando por saúde, telecomunicações e o mercado de consumo e varejo, como artigos esportivos e alimentos.

Para o gerente geral da TPC Nordeste, Thiago Brandão, com a reestruturação do complexo o mercado baiano encontra a melhor opção de operador logístico, que oferece não só um recinto alfandegado para desembaraço de cargas, mas sim um complexo logístico que pode oferecer o melhor fluxo e custo benefício, desde a definição do regime aduaneiro especial a ser utilizado, a armazenagem verticalizada e flexível entre recinto alfandegado e armazém geral, além da composição do cenário ideal de transporte, sempre otimizando os fretes com alguma carga de retorno entre os clientes.

“A TPC Nordeste está preparada para atender a demanda de toda a região. Podemos ser um hub logístico de cargas internacionais para importação e ou exportação e nacionais de cargas gerais. Estamos a 12 quilômetros do aeroporto e 28 do porto, ficamos localizados estrategicamente entre as zonas primárias de Salvador e o Polo Industrial Camaçari e fomos o primeiro Centro Logístico e Industrial Aduaneiro do estado a ser certificado como Operador Econômico Autorizado (OEA), o que significa ter um vínculo idôneo com o estado e a Receita Federal”, afirma.

A partir do final de 2017, ano da compra do complexo, a TPC iniciou o processo estrutural com investimentos em equipamentos, infraestrutura civil, tecnologia da informação e gestão de pessoas. Como resultado, desde o início de 2020 a empresa conquistou 90 clientes e passou a atender demandas de exportação, a exemplo dos setores algodoeiro e petroquímico baiano, assim como fortaleceu as cadeias de logística integrada, prestando os serviços de Clia, armazém geral e transporte.

Notícias Relacionadas
 ANTAQ aprova entendimento regulatório acerca da cobrança de sobrestadia de contêiner

01/08/2025

ANTAQ aprova entendimento regulatório acerca da cobrança de sobrestadia de contêiner

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (31), entendimento regulatório acerca da cobrança de sobrestadia de contêineres com base em diagnóstico (...)

Leia mais
 JSL investe em formação e qualificação de novos motoristas

01/08/2025

JSL investe em formação e qualificação de novos motoristas

Dados recentes do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) revelam que o Brasil perdeu 1,1 milhão de motoristas profissionais nos últimos 10 anos. Além disso, apenas 4,1% dos atuais (...)

Leia mais
 Silvio Costa Filho afirma que hidrovias são prioridade para o desenvolvimento logístico do Brasil

31/07/2025

Silvio Costa Filho afirma que hidrovias são prioridade para o desenvolvimento logístico do Brasil

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defendeu nesta quarta-feira (30), em São Paulo, a ampliação das hidrovias e o avanço da sustentabilidade como caminhos essenciais p (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.