14/12/2020

TI e logística online se unem para ficar, com ou sem cenário de crise

 TI e logística online se unem para ficar, com ou sem cenário de crise


Por Anderson Benetti, possui mais de 15 anos de experiência na área de TI, atuando diretamente nos segmentos de Transporte e Armazenagem.

É visível hoje como as empresas estão cada vez mais estruturadas no universo online.  Entretanto, trata-se de um movimento que requer investimentos em logística, softwares, gestão e também em pessoas. Todo esse movimento normalmente costuma ocorrer dentro de um plano estratégico de 1 a 2 anos de trabalho, mas na nossa atualidade isso tem se tornado uma realidade imediata.

Estamos nos aproximando das datas de final de ano e as empresas com alguma margem de investimento ainda estão trabalhando em melhorias logísticas. Muitas outras, por outro lado, já foram às compras e fizeram suas aquisições de softwares — até mesmo pensando em um 2021 ainda mais agressivo do ponto de vista dos resultados.

Dentro da companhia onde atuo, tivemos um aumento significativo nos clientes da base que nos acionaram para melhorias. Além, claro, de novas empresas, que não estavam preparadas para um impulsionamento tão intenso do mercado online neste ano de 2020.

Logística: questão de sobrevivência

O fato é que a logística deixou de ser um custo necessário, para ser uma questão estratégica e de sobrevivência para muitas das companhias.

As pessoas que hoje compram online não vão deixar de comprar porque o mundo irá retornar ao “normal”. Esse consumidor seguirá comprando online pela facilidade de acesso, assim como pelas excelentes experiências de compra entregues por muitas companhias.

Trouxemos uma nova forma de vender com qualidade. Ela só aconteceu por conta de investimentos para reduzir o prazo de entrega, melhorar a agilidade no atendimento e, muitas vezes, trazer ofertas que não são iguais ao comércio físico.

O consumidor busca agilidade logística

De uma forma geral, indústrias, varejistas e empresários hoje precisam olhar para o mercado digital para manter a competitividade dos negócios. E para que um e-commerce possa operar é essencial que a gestão de estoques e o prazo de entrega sejam os assuntos prioritários da estratégia no universo online.

O consumidor espera comprar a mercadoria e receber o mais rápido possível. Então, como a minha e a sua empresa fazem esse atendimento de estoque, separação e entrega o mais rápido possível? Lembrando que é preciso pensar nas diversas localizações, todas sempre com a mesma qualidade.

A resposta é: com boas práticas de gestão, softwares e tecnologias inovadoras, além de pessoas bem preparadas para atuar dentro dessa operação.

Notícias Relacionadas
 Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE

20/12/2024

Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE

O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de (...)

Leia mais
 JSL amplia frota em 70% para atender alta demanda de Natal

20/12/2024

JSL amplia frota em 70% para atender alta demanda de Natal

A JSL intensificou suas operações de logística para atender ao aumento na demanda por produtos típicos da ceia de Natal e itens consumidos no verão. No segmento de congelados, o transpor (...)

Leia mais
 Demanda de transporte aéreo de cargas deve crescer 6% em 2025

18/12/2024

Demanda de transporte aéreo de cargas deve crescer 6% em 2025

A  Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou suas projeções financeiras de 2025 para a indústria aérea global, com um pequeno fortalecimento da lucratividade em m (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.