_Para Carlos Alexandre da Costa, a construção será o “motor” da recuperação econômica brasileira_
A retomada da economia será “em V”, segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa. “Já voltamos em V”, afirmou Costa, durante entrevista coletiva online da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta segunda-feira.
Na avaliação do secretário, a queda no setor da construção civil foi “muito atenuada”. Para isso, contribuíram, segundo ele, o auxílio emergencial de R\$ 600 e o trabalho realizado com setor produtivo. “A construção vinha crescendo dois dígitos no primeiro trimestre”, disse.
No entendimento de Costa, as perspectivas para a construção, no segundo semestre, são “muito auspiciosas”. A construção será o “motor da retomada”, de acordo com o secretário.
“Vamos propor medidas para destravar a construção no Brasil. Estamos preparando medidas para os próximos meses, resolvendo problemas históricos”, disse Costa.
O secretário afirmou também que é preciso “desacorrentar” os empresários para que consigam crescer. Segundo ele, há programas públicos que terão continuidade. “Mas é preciso que, cada vez mais, em termos relativos, os investimentos venham do setor privado”, disse.
Costa ponderou que, quando o retorno é mais rápido do que o imaginado, faltam insumos. Mas disse que espera que as indústrias contribuam para evitar altas de preços.
Fonte: Valor Econômico
04/10/2024
‘Bloqueio’ dos houthis no Mar Vermelho afeta todo mercado global de transporte de contêineres
O ataque de 7 de outubro do Hamas contra Israel desencadeou não só um sangrento conflito no Oriente Médio, mas também uma ruptura no comércio global, com o virtual bloqueio de uma das vi (...)