25/08/2020

Refinaria Duque de Caxias, da Petrobras, faz 1ª operação de cabotagem de diesel S10

 Refinaria Duque de Caxias, da Petrobras, faz 1ª operação de cabotagem de diesel S10



Carregamento de 25 milhões de litros foi transferido para o Terminal Aquaviário da Baía da Guanabara

A Petrobras informou que a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) fez neste mês a sua primeira operação de cabotagem (transporte por modal marítimo dentro das águas costeiras do país) de diesel S10. Um carregamento de 25 milhões de litros foi transferido para o Terminal Aquaviário da Baía da Guanabara (TABG), de onde o produto foi transportado por navio até o Porto de Paranaguá (PR).

A Reduc tem capacidade para produzir 150 milhões de diesel S10 por mês. Até junho, o sistema logístico interno, segregado, só permitia movimentações de bombeio para distribuidoras ao redor da refinaria.

Segundo a Petrobras, com a pandemia de covid-19 e a redução da demanda na região do Rio de Janeiro, a refinaria realizou manobras internas e condicionamentos de lastro de forma a viabilizar o escoamento do produto através de sua interligação com o TABG, por onde já são realizadas normalmente operações de cabotagem e exportação de outros produtos (como óleo combustível exportação, bunker, gasolina, nafta petroquímica, diesel marítimo e diesel S500).

A petroleira estima que, com os níveis atuais da demanda local, a Reduc tem condições de cabotar entre 60 e 70 milhões de litros de diesel S10 por mês. A estatal esclareceu que as operações de cabotagem do derivado, a partir da refinaria fluminense, impacta diretamente na redução do volume importado para atender o mercado nacional e aumenta a competitividade da Petrobras frente aos agentes importadores do setor.

Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

17/04/2025

JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

A JSL registrou um aumento de quase 30% no volume transportado de chocolates e ovos de Páscoa em 2025, em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram movimentadas mais de 1,8 milhão de (...)

Leia mais
 FM Logistic prevê aumentar movimentação em 22% na Páscoa 2025

17/04/2025

FM Logistic prevê aumentar movimentação em 22% na Páscoa 2025

A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, tem se preparado para uma operação robusta na Páscoa de 2025, se consolidando como referência em logísti (...)

Leia mais
 Terminal da Santos Brasil se torna o primeiro terminal portuário do Brasil a utilizar caminhões movidos a gás natural

16/04/2025

Terminal da Santos Brasil se torna o primeiro terminal portuário do Brasil a utilizar caminhões movidos a gás natural

Em mais um passo pioneiro rumo à neutralização de suas emissões até 2040, a Santos Brasil adquiriu 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) para operar no Tecon Santos, um dos (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.