09/04/2024

Primeiro E-Jet convertido para transporte de carga faz voo inaugural

 Primeiro E-Jet convertido para transporte de carga faz voo inaugural



O primeiro E190F, avião convertido de transporte de passageiros para cargueiro (E-Freighter), completou com sucesso seu voo inaugural hoje, em São José dos Campos. A equipe da Embraer voou o jato E-Freighter por aproximadamente duas horas, realizando uma avaliação completa da aeronave, que seguirá em testes antes de entrar em operação. A aeronave pertence à Regional One, companhia de leasing dos Estados Unidos. 


“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do setor de e-commerce por transporte de carga, aliando a alta tecnologia da família E-Jets a um desempenho operacional imbatível”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com o avanço rápido do período de testes do E190F e do E195F, que serão ferramentas importantes para nossos clientes atuarem de forma mais ágil e descentralizada”.


O primeiro voo faz parte de uma série de avaliações que a Embraer está realizando para a entrada em operação dos jatos E-Freighter. A aeronave já realizou de forma bem-sucedida os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas.


Os E-Jets convertidos para cargueiros terão mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. Se combinada a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.


Lançado em 2022, o programa de conversões de E-Jets de transporte de passageiros para cargueiros contou com a participação de uma rede global superior a 40 fornecedores e mais de 600 funcionários da empresa, que dedicaram mais de 500 mil horas ao E-Freighter. 


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Área de Logística e Transporte será a mais demandada em quase todo o Brasil até 2027

14/02/2025

Área de Logística e Transporte será a mais demandada em quase todo o Brasil até 2027

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), o Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em (...)

Leia mais
 Wilson Sons inicia testes com drones em operações portuárias

14/02/2025

Wilson Sons inicia testes com drones em operações portuárias

A Wilson Sons, operadora integrada de logística portuária e marítima, iniciou no mês de janeiro testes com drones no Porto de Salvador. Os veículos aéreos não tripulados são da empresa S (...)

Leia mais
 Setor de transporte, armazenamento e correio registra saldo positivo de 113,8 mil postos de trabalho em 2024, aponta CNT

13/02/2025

Setor de transporte, armazenamento e correio registra saldo positivo de 113,8 mil postos de trabalho em 2024, aponta CNT

O setor de transporte encerrou 2024 com um saldo positivo de 113.786 postos de trabalho, resultado da diferença entre 1.386.087 admissões e 1.272.301 desligamentos ao longo do ano. Os da (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.