31/01/2022

Os desafios do armazenamento ideal das vacinas Pfizer e a estratégia Os desafios do armazenamento ideal das vacinas Pfizer e a estratégia

 Os desafios do armazenamento ideal das vacinas Pfizer e a estratégia Os desafios do armazenamento ideal das vacinas Pfizer e a estratégia


Como Operador Logístico, especializado no segmento da Saúde, a RV IMOLA buscou, frente aos avanços da Pandemia da Covid-19, estudar e compreender melhor de que forma um Operador Logístico poderia se preparar para os avanços e aumento no plano de imunização do Brasil.

Considerando que, dentro do Plano Nacional de Imunização, a aquisição de larga escala planejada para o segundo semestre de 2021 e o ano de 2022 foi da vacina da farmacêutica Pfizer.

Sabendo das dimensões territoriais e diferentes condições climáticas nos Estados do Brasil, bem como, de forma geral, a temperatura média alta preponderante quando se trata de graus Celsius, se torna mais importante ainda o correto armazenamento e transporte das vacinas.

No mercado Brasileiro, existem poucos fornecedores de equipamentos de geladeira, denominado Ultrafreezer, que conseguem atender ao armazenamento de até -80° C. E não somente no Brasil, mas, o mundo não tinha, até o presente momento, uma necessidade de larga escala de tais equipamentos. Sempre existiu uma demanda constante e linear de armazenamento de produtos em até -80° C.

Como estratégia comercial, de se antecipar e estudar o mercado ao qual atuamos, buscamos, com o apoio da equipe operacional e de qualidade, encontrar no mercado fornecedores de equipamentos ultrafreezer com temperatura de até -80°.

Sabemos que a Operação logística de imunobiológicos termolábeis não é e nunca foi uma operação simples. No caso da vacina Pfizer, especificamente, sabemos que para uma melhor duração da validade das doses/frascos, o correto e ideal armazenamento fica na faixa de temperatura entre -80° e -70° C e o correto e recomendado pela Pfizer é que não seja descongelada muitas vezes. Compreendendo isso e sabendo das dificuldades de aquisições e contratações, principalmente por entes públicos, optamos de forma estratégica, na RV Ímola, por adquirir uma grande quantidade de ultrafreezers disponíveis no mercado a pronta entrega. Uma aposta ousada, validada e alinhada em conjunto com o nosso Presidente, o Sr. Roberto Vilela, ao qual, com o espírito empreendedor e visionário que sempre possuiu, apoiou e não poupou recursos financeiros para este desafio.

E neste momento, podemos afirmar que, além de nossa capacidade e know-how como Operadores Logísticos da Saúde, somos aptos, imediata e prontamente, a atender o armazenamento de vacinas Pfizer em -80°C, que representam praticamente uma temperatura 20 vezes mais fria que os equipamentos utilizados habitualmente, permitindo e proporcionando aos gestores do segmento público e privados, contar com uma opção para suprir a demanda necessária e correto armazenamento.

Para melhor explanação, recomenda-se que o ideal da vacina Pfizer é que seja descongelada uma única vez para a aplicação no paciente.

Além da aquisição dos ultrafreezers, a equipe da Qualidade, da RV Ímola, através de implementação de procedimentos operacionais padrão e auditorias efetuam ainda em tempo real, o controle remoto da temperatura dos utrafreezers.

Não foram medidos esforços e recursos financeiros, de grande ordem na aquisição dos equipamentos, bem como na melhoria da infraestrutura elétrica, para suportar a grande carga de energia consumida em cada equipamento e investimentos para redundância e maior segurança na estabilidade da temperatura, como Geradores de energia dedicados.

Frente a novos desafios e cenários, a RV Ímola continua na busca incessante de ser pioneira no segmento de Operador Logístico da Saúde com a melhor qualidade possível.

Notícias Relacionadas
 ABOL participa de Congresso sobre o mercado de carbono

20/05/2022

ABOL participa de Congresso sobre o mercado de carbono

A ABOL marcou presença no Congresso Mercado Global de Carbono, que teve início na última quarta-feira (18), no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A Associação foi representada pela dire (...)

Leia mais
 Pesquisa sobre Mulheres na indústria marítima mostra desigualdade entre gêneros

20/05/2022

Pesquisa sobre Mulheres na indústria marítima mostra desigualdade entre gêneros

O emprego feminino continua baixo em funções marítimas, de acordo com dados da IMO e da primeira pesquisa de mulheres no mar da WISTA. Mas a representação feminina é forte em alguns seto (...)

Leia mais
 BBM Logística segue em forte ritmo de expansão e atinge novo recorde de faturamento

20/05/2022

BBM Logística segue em forte ritmo de expansão e atinge novo recorde de faturamento

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, anunciou recentemente os resultados do 1º Trimestre do ano de 2022, que foi marcado pelo faturament (...)

Leia mais

© 2022 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.