07/10/2020

MInfra lança editais para operação e manutenção das eclusas de Jupiá e Três Irmãos, em São Paulo

 MInfra lança editais para operação e manutenção das eclusas de Jupiá e Três Irmãos, em São Paulo


Serviços permitirão a navegação segura de embarcações na hidrovia

O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), publicou os editais de licitação para contratação dos serviços de diagnóstico, operação, manutenção e consolidação de documentação técnica dos Sistemas de Transposição de Desnível das eclusas de Três Irmãos e Engenheiro Souza Dias (Jupiá), ambas em São Paulo. Os sistemas de transposição permitem que embarcações superem desníveis em cursos de água, ou seja, subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há rebaixamentos.

Atualmente, existem oito eclusas sob responsabilidade do DNIT. Dessas, quatro ficam no Rio Grande do Sul (Fandango, Amarópolis, Dom Marco e Bom Retiro do Sul); duas em São Paulo (Três Irmãos e Jupiá), uma no Pará (Tucuruí), e uma na Bahia (Sobradinho). O sistema de transposição de nível de Três Irmãos é constituído por duas eclusas e um canal intermediário na hidrovia Tietê-Paraná. Já o sistema de Jupiá é constituído por uma eclusa na hidrovia do Paraná.

A hidrovia Tietê-Paraná atravessa os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Ela está integrada a rodovias, ferrovias e dutovias regionais e federais em um sistema multimodal de escoamento da produção agrícola da região, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro.

PROECLUSAS - As ações de melhoria fazem parte do Programa Proeclusas, que tem como objetivo promover a gestão, operação e manutenção das oito eclusas atualmente sob responsabilidade do DNIT. Lançado em 2019, o programa já contratou empresas para o diagnóstico, operação e manutenção das Eclusas de Tucuruí, no Pará, seguida pela Eclusa de Sobradinho, no rio São Francisco, na Bahia.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Notícias Relacionadas
 Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

23/04/2024

Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

A vacância de condomínios logísticos no Brasil segue em queda, mas em ritmo lento. Já o preço cobrado pelas locações subiu 7,4% no país em um ano, acima da inflação. No Estado de São Pau (...)

Leia mais
 JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

23/04/2024

JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

A JSL recebeu o prêmio global “Fornecedor do Ano”, da General Motors North America, no último dia 10, em Miami. Única brasileira a receber o prêmio, a companhia foi contemplada na catego (...)

Leia mais
 Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

22/04/2024

Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

Apontada pelo setor de transporte marítimo de carga como um momento de desarranjo logístico, a pandemia impactou a oferta de contêineres, afetou o preço do frete e bagunçou as cadeias gl (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.