28/09/2020

Minfra cria BR dos Rios para incentivar desenvolvimento da navegação fluvial

 Minfra cria BR dos Rios para incentivar desenvolvimento da navegação fluvial


Pasta está na fase de debates com os envolvidos para elaboração diagnóstico detalhado sobre o setor de navegação

Espelhando-se no Projeto de Lei (nº 4.199/2020), BR do Mar, o Ministério da Infraestrutura acaba de criar o BR dos Rios. O programa está em fase de “formação de agenda” e ainda não há prazo para ser lançado. O objetivo será criar uma política pública voltada ao incentivo do desenvolvimento da navegação interior, tendo vista o grande potencial fluvial do país.

A pasta está na fase de debates com os envolvidos para que possa ter um diagnóstico detalhado do setor. Somente após esta fase haverá a formulação das diretrizes sobre propostas das obras prioritárias, debate acerca de privatização das hidrovias, entre outros aspectos. “O Importante destacar que o BR dos Rios seguirá o ciclo de uma política pública, estando atualmente na etapa que, em geral, denomina-se Formação de Agenda”, informou.

Em evento digital realizado na última segunda-feira (21), o diretor do departamento de navegação e hidrovias do Ministério da Infraestrutura, Dino Batista, afirmou que vem iniciando conversa com interessados na navegação interior. Várias reuniões com sindicatos, instituições da navegação e usuários já estão em andamento. Segundo ele, o objetivo é trazer propostas não apenas legislativas, mas também para a elaboração de uma nova política de navegação interior.

O governo federal já anunciou recentemente a assinatura de contrato para um estudo de potencialidade para participação privada na operação e manutenção das hidrovias dos rios Madeira e Tapajós. O objetivo é tentar aumentar a eficiência logística dos rios visando à ampliação do transporte de cargas pela região do Arco Norte.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Transportadores podem pagar 40% menos em multas ao aderir à notificação eletrônica da ANTT

11/03/2026

Transportadores podem pagar 40% menos em multas ao aderir à notificação eletrônica da ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está ampliando a digitalização de seus serviços e criando um incentivo direto para transportadores e empresas regularizarem suas pendê (...)

Leia mais
 ANTT inicia integração nacional para verificação automática dos seguros obrigatórios do transporte de cargas

11/03/2026

ANTT inicia integração nacional para verificação automática dos seguros obrigatórios do transporte de cargas

Período de homologação do sistema começa em 10 de março e permitirá o intercâmbio automatizado de dados entre seguradoras e o RNTRC; verificação passará a valer para inscrição e manu (...)

Leia mais
 DP World reforça compromisso com equidade de gênero no Brasil

09/03/2026

DP World reforça compromisso com equidade de gênero no Brasil

A DP World reforça o seu compromisso com a equidade de gênero no Brasil ao ampliar a presença feminina em funções operacionais, de liderança e em programas de capacitação no setor portuá (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.