O Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina, abriu inscrições para a quarta edição do Redes para o Futuro, um programa gratuito de formação profissional voltado à educação e a empregabilidade de jovens da América Latina. Ao todo, no Brasil, são 275 vagas na região metropolitana de São Paulo, onde o Mercado Livre possui três centros de distribuição. As inscrições para os residentes das cidades de Cajamar, Barueri, Francisco Morato, Franco da Rocha, Araçariguama, Caieiras, Várzea Paulista e São Roque podem ser realizadas até 21 de fevereiro por meio deste formulário digital. Para participar da formação, além de ser residente de uma das cidades listadas é preciso ter entre 18 e 24 anos e Ensino Médio completo.
Com início em 7 de março, e duração de cerca de cinco meses, o programa de formação será 100% online e contempla suporte como empréstimo de equipamento. Ao longo das três edições anteriores, realizadas entre 2020 e 2021, a iniciativa já formou cerca de 600 jovens nas cidades de Cajamar (SP), Governador Celso Ramos (SC), Lauro de Freitas (BA) e Extrema (MG), onde o Mercado Livre tem operações. Em toda América Latina, são mais de 800 jovens capacitados gratuitamente. Além da possibilidade de participar de processos seletivos do Mercado Livre, os jovens recebem apoio para inserção profissional em outras empresas, principalmente no setor logístico.
“Por meio desse programa, buscamos impactar positivamente as comunidades onde estamos inseridos, compartilhando conhecimento e construindo pontes para oportunidades reais de desenvolvimento e futuros mais inclusivos”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. “Considerando as três turmas que realizamos entre 2020 e 2021, 70% dos jovens formandos foram absorvidos pelo mercado, contribuindo para o desenvolvimento da economia e mão de obra locais”, completa.
Dentre os muitos jovens que já conseguiram colocação no mercado de trabalho, por meio do Redes para Futuro, está Luiz Diego Nascimento dos Santos, de Lauro de Freitas (BA). O jovem de 20 anos concluiu o programa em 2020 e atualmente está trabalhando no Mercado Livre. “Tem sido uma experiência maravilhosa e muito agregadora que eu pretendo realizar para a vida, já que descobri na carreira de logística a escada para meu futuro profissional” conta Luiz sobre essa que foi sua primeira experiência profissional.
A estrutura oferecida pelo programa inclui vale-refeição e equipamentos como um tablet, teclado e chip para acesso à internet durante o período do curso. Nas 330 horas de formação, distribuídas nos cerca de cinco meses de curso, são abordados conteúdos para o desenvolvimento de competências digitais, técnicas e socioemocionais. No Brasil, o Redes para o Futuro é realizado em parceria com o Instituto Aliança, já na Argentina e México, o programa conta com a parceria da Fundação Forge.
“A parceria com o Mercado Livre tem sido fundamental para o instituto, pelo patamar de qualidade que foi possível alcançar no atendimento aos jovens, possibilitando diminuir a lacuna tecnológica acirrada durante a pandemia”, afirma Maria Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança. “As nossas ações têm como propósito a transformação de pessoas e sentimos no Mercado Livre o mesmo compromisso e sinergia de valores. Estamos convictos de que, juntos, estaremos beneficiando positivamente e influenciando projetos, programas e políticas de juventude no Brasil e na América Latina”, conclui.
Fonte: Correio Paulista
13/12/2024
RV Ímola uniu arte, sustentabilidade e geração de renda
Em 2024, a RV Ímola, empresa da área de logística da saúde, colocou em andamento um projeto com geração de renda e sustentabilidade para mulheres da Barra de São Miguel, comunidade de Gu (...)