07/04/2021

Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e

 Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e


O Lançamento do Nordeste Export 2021 – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária foi realizado nesta terça-feira, 6 de abril, em cerimônia online muito concorrida e prestigiada por profissionais de alto gabarito. A iniciativa acontece na semana de promoção da Infra Week, na qual serão realizados 28 leilões de ativos de infraestrutura na sede da B3, em São Paulo. A região Nordeste estará em destaque com os leilões de 4 terminais portuários no Porto do Itaqui, 4 aeroportos (São Luís, Imperatriz, Teresina e Petrolina) e o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Ilhéus e Caetité, no estado da Bahia.

A cerimônia contou com a participação do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, representando o estado que sediará o Nordeste Export em 2021 nos dias 2 e 3 de agosto . No ano passado, as atividades foram promovidas no Porto de Suape, em Pernambuco. Brandão celebrou a localização privilegiada do Porto do Itaqui, próxima a grandes mercados como a Europa e a costa leste dos Estados Unidos, as excelentes condições naturais de profundidade do canal de navegação e a variedade de acessos ferroviários.

Brandão pediu aos membros do Fórum que reforcem junto ao Governo Federal a importância da expansão do trecho entre Porto Franco e Balsas na prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC), de forma a atender às demandas de transporte de uma das regiões agrícolas que mais se expande no Brasil, o Matopiba, onde vem crescendo nos últimos anos a produção de commodities como soja, milho e algodão. Esse é um pleito no qual o governo maranhense vem trabalhando com afinco.

O coordenador-geral de Modelagens de Arrendamentos Portuários do Ministério da Infraestrutura, Disney Barroca, fez uma apresentação valorizando a amplitude dos terminais já concedidos à iniciativa privada na região, envolvendo portos como o de Itaqui, no extremo Norte, e os da Bahia, estado mais ao Sul do Nordeste. Nos últimos anos foram realizados 13 licitações em portos da região, envolvendo mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos previstos. Ele enfatizou que os arrendamentos dos portos públicos do Nordeste representam 35% da carteira nacional, região cuja área territorial é de aproximadamente 18% do território brasileiro. “A nossa preocupação é de atender a toda carteira de investimentos, não tenham dúvida que cada um desses projetos é importante para as cadeias produtivas envolvidas”.

Nos próximos dois anos ainda serão realizadas outras 14 licitações nos portos de Fortaleza, Areia Branca, Maceió, Cabedelo, Suape, Salvador e Ilhéus, proporcionando ao País investimentos de aproximadamente R$ 934 milhões. “Sou paraibano, nordestino, é um orgulho grande de estar nesse evento temático e falar dos investimentos na região”.

O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, valorizou o trabalho realizado pela equipe que administra o complexo portuário e disse que o Nordeste tem muitas potencialidades para auxiliar no desenvolvimento econômico do Brasil. Itaqui está se preparando para ampliar a movimentação de combustíveis com a realização de leilões de quatro terminais para movimentação e armazenagem de granéis líquidos que acontecem nesta sexta-feira na B3.

Segundo ele, é fundamental que os resultados operacionais positivos do Porto possam mudar a vida das pessoas. “Essa é a grande missão no final do dia. Sempre falo para nossa equipe não celebrar os resultados somente dentro de nossa poligonal, precisamos celebrar quando nosso trabalho melhorar os indicadores econômicos e sociais, criando também um ambiente favorável para que as empresas possam investir com segurança e exercer suas atividades”.

O dirigente lembrou ainda que desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, o Brasil Export foi fundamental para manter a união e o diálogo entre os profissionais que atuam no setor de logística no País. “Faço aqui um convite para que em agosto possamos estar juntos, mesmo que de forma híbrida. E ter fé na ciência \[no combate à Covid-19] para que a gente possa avançar”.

A força do Nordeste
O presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, destacou a missão do Fórum de atuar como mensageiro de notícias positivas e das qualidades da região, ressaltando ainda as possibilidades de expansão do comércio das cadeias produtivas locais com outros grandes centros consumidores no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Com mais de 57 milhões de habitantes, o Nordeste abriga estados que, em área territorial, são equivalentes a grandes nações desenvolvidas: o território do Maranhão equivale ao da Itália, o da Bahia ao da França e até o menor estado, Sergipe, tem tamanho correspondente a Israel. “Minha palavra é de otimismo, ainda que o momento seja triste em relação à pandemia que estamos atravessando”.

A economista especialista na região Nordeste e sócia da Ceplan Consultoria, Tânia Bacelar, encerrou a cerimônia fazendo uma análise macroeconômica da infraestrutura dos 9 estados, apontando a necessidade de trabalhar em inovação e com um olhar otimista para o potencial da navegação comercial do Rio São Francisco, da malha ferroviária e da produtividade dos portos privados e públicos. “Após a pandemia é preciso revisitar o Nordeste. Há uma visão muito equivocada de ser somente um foco de pobreza. Suape e Itaqui bateram recorde \[de movimentação] em plena pandemia. A tendência é de o cenário melhorar e o potencial da região prevalecer”.

Notícias Relacionadas
 Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE

20/12/2024

Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE

O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de (...)

Leia mais
 JSL amplia frota em 70% para atender alta demanda de Natal

20/12/2024

JSL amplia frota em 70% para atender alta demanda de Natal

A JSL intensificou suas operações de logística para atender ao aumento na demanda por produtos típicos da ceia de Natal e itens consumidos no verão. No segmento de congelados, o transpor (...)

Leia mais
 Demanda de transporte aéreo de cargas deve crescer 6% em 2025

18/12/2024

Demanda de transporte aéreo de cargas deve crescer 6% em 2025

A  Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou suas projeções financeiras de 2025 para a indústria aérea global, com um pequeno fortalecimento da lucratividade em m (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.