09/09/2022

Grupo Tora firma contrato com foco no transporte multimodal

 Grupo Tora firma contrato com foco no transporte multimodal



O Grupo Tora, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, e a RHI Magnesita, líder global da indústria de refratários, firmaram contrato para ampliar a movimentação de produtos com o foco no transporte multimodal. 


O acordo prevê a movimentação de aproximadamente 100.000 toneladas anuais de produtos que serão transportados através do modal ferroviário, em contêineres, em parceria com a MRS l


Logística.


Para possibilitar esta expansão, a Tora construiu no seu terminal multimodal de Contagem, um armazém dedicado para ser o principal HUB logístico da RHI Magnesita. Ao todo, serão 50.000 m² dedicados para absorver toda a matéria prima importada pelos portos do Rio de Janeiro e Santos, além de ser o terminal responsável pelas exportações dos produtos acabados para os mesmos portos.


De acordo com o diretor comercial da Tora, Asley Ribeiro, este empreendimento foi pautado pela excelência, sustentabilidade e performance “estamos localizados próximo à planta da RHI Magnesita, o que traz uma vantagem competitiva na entrega das matérias primas e escoamento dos produtos acabados. Com a ampliação das áreas de armazenagem do Terminal Tora em Contagem, a RHI Magnesita poderá dedicar às suas áreas internas para possível aumento de produção, avançando os estoques de produtos e matérias primas para os novos armazéns”.


Além do ganho de capacidade de armazenamento, as empresas buscam com esta parceria, incrementar o transporte ferroviário de containers no eixo Rio / Minas e Santos /Minas, em parceria com a MRS Logística. 


“Nosso objetivo é realizar 100% do volume no modal ferroviário, utilizando os terminais multimodais administrados pela TORA, proporcionando um transporte mais seguro, sustentável e econômico. Estima-se que a redução na emissão de carbono na atmosfera é da ordem de 550 toneladas por ano, uma economia de 22% se comparada com o transporte rodoviário”, destaca Asley Ribeiro.



Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.