O Grupo Tora, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, e a RHI Magnesita, líder global da indústria de refratários, firmaram contrato para ampliar a movimentação de produtos com o foco no transporte multimodal.
O acordo prevê a movimentação de aproximadamente 100.000 toneladas anuais de produtos que serão transportados através do modal ferroviário, em contêineres, em parceria com a MRS l
Logística.
Para possibilitar esta expansão, a Tora construiu no seu terminal multimodal de Contagem, um armazém dedicado para ser o principal HUB logístico da RHI Magnesita. Ao todo, serão 50.000 m² dedicados para absorver toda a matéria prima importada pelos portos do Rio de Janeiro e Santos, além de ser o terminal responsável pelas exportações dos produtos acabados para os mesmos portos.
De acordo com o diretor comercial da Tora, Asley Ribeiro, este empreendimento foi pautado pela excelência, sustentabilidade e performance “estamos localizados próximo à planta da RHI Magnesita, o que traz uma vantagem competitiva na entrega das matérias primas e escoamento dos produtos acabados. Com a ampliação das áreas de armazenagem do Terminal Tora em Contagem, a RHI Magnesita poderá dedicar às suas áreas internas para possível aumento de produção, avançando os estoques de produtos e matérias primas para os novos armazéns”.
Além do ganho de capacidade de armazenamento, as empresas buscam com esta parceria, incrementar o transporte ferroviário de containers no eixo Rio / Minas e Santos /Minas, em parceria com a MRS Logística.
“Nosso objetivo é realizar 100% do volume no modal ferroviário, utilizando os terminais multimodais administrados pela TORA, proporcionando um transporte mais seguro, sustentável e econômico. Estima-se que a redução na emissão de carbono na atmosfera é da ordem de 550 toneladas por ano, uma economia de 22% se comparada com o transporte rodoviário”, destaca Asley Ribeiro.