01/10/2020

Dino Batista diz que BR dos Rios precisará de "pressão social" para obter recursos

 Dino Batista diz que BR dos Rios precisará de "pressão social" para obter recursos


Programa está em fase inicial de diálogo entre os envolvidos com o setor para a obtenção de propostas

Tentando reverter a tímida participação do poder público no desenvolvimento da navegação interior, o Ministério da Infraestrutura criou recentemente o BR dos Rios. De acordo com o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias do Ministério da Infraestrutura (DNHI), Dino Batista, o objetivo é que o programa seja uma política pública de estado, e não um programa de governo. O BR dos Rios ainda está em fase de formulação da agenda de prioridades e ações, mas Batista já alerta para a necessidade de “pressão social” para viabilizar os recursos necessários a sua efetivação.

Ele afirmou que o programa representa mais um passo de um projeto que já vem sendo pensado para o setor desde 2019, quando foi criado o DNHI. De acordo com ele, até então, parte das ações para o segmento de navegação estavam sendo executadas pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), mesmo não sendo desta a responsabilidade para formular projetos. A prioridade inicial do departamento, segundo ele, foi o transporte de cabotagem. Entretanto, com o projeto BR do Mar já encaminhado ao Congresso Nacional, a atenção se volta agora à navegação interior.

Na primeira etapa do BR dos Rios, o ministério vem dialogando com o mercado e demais envolvidos na navegação fluvial para o acolhimento de propostas, legais e infralegais, para formular de uma agenda ampla e que atenda a todos os interesses. A ideia, de acordo com Batista é dividir o programa em dois grupos: o primeiro sobre ações voltadas para as demandas específicas de cada uma das hidrovias e o segundo voltado aos interesses comuns do setor.

Embora destaque as importantes ações que já vêm sendo realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) no setor, Batista chamou atenção para a necessidade de orçamento no âmbito do BR dos Rios para mais intervenções. Para tanto, ele acredita que isso só será possível com pressão social. “Quando o cidadão pressiona o parlamentar é sempre por uma rodovia. Dificilmente a sociedade fala sobre este segmento”, disse em participação no Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária (Norte Export), realizado nesta terça-feira (29). Para ele, a sociedade precisa entender a importância do setor e participar de forma mais efetiva para que o programa “tenha sua importância dentro do orçamento”, completou.

Para levar o conhecimento sobre o programa ao conjunto da sociedade, Batista informou que a partir do início do próximo ano já pretende publicar no site do ministério informações os conceitos sobre as propostas da política pública para o setor de navegação.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

05/11/2025

Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, avança em sua agenda estratégica de transformação digital com foco na excelência operacional e na experiência do clien (...)

Leia mais
 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernizaçã (...)

Leia mais
 64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

04/11/2025

64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

O trabalho dos Operadores Logísticos (OLs) no Brasil tem se expandido muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desd (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.