12/04/2021

"Custos crescentes e menos capacidade: a situação global do transporte "Custos crescentes e menos capacidade: a situação global do transporte

 "Custos crescentes e menos capacidade: a situação global do transporte "Custos crescentes e menos capacidade: a situação global do transporte


Depois de reflutuar com sucesso o porta-contêineres "Ever Given", o impacto nas já esticadas cadeias de suprimentos ainda será sentido. O último dos 350 navios atrasados pelo bloqueio retomou suas viagens na Páscoa, o que levará a uma esperada onda de escalas no maior porto da Europa, Rotterdam, a partir da segunda quinzena desta semana. O porto se adaptará sempre que possível, mas tempos de espera mais longos para entrar nos terminais parecem inevitáveis.

O gargalo de manuseio do porto e as restrições de capacidade de transporte mais adiante aumentarão ainda mais os tempos de entrega de produtos eletrônicos, roupas e componentes de manufatura.

Normalmente 75% dos navios porta-contêineres chegam a tempo globalmente, mas nos últimos dois meses essa medida de confiabilidade caiu para apenas um terço. O bloqueio de Suez reduzirá ainda mais a confiabilidade em abril, gerando ineficiência e custos extras.

O alongamento das cadeias de abastecimento manterá as tarifas mais altas por mais tempo. O custo de envio de um contêiner de 20 pés de Xangai para a Europa atingiu o pico de US$ 4.400 em meados de janeiro, quase quatro vezes a média de 10 anos.

Notícias Relacionadas
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais
 Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

04/07/2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

O país explora 48% da malha hidroviária economicamente navegável. Atualmente existem 41,7 mil quilômetros de vias navegáveis e 20,1 mil quilômetros são utilizados para transporte de carg (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.