10/03/2021

Comércio eletrônico deve crescer menos, diz CEO da Vtex

 Comércio eletrônico deve crescer menos, diz CEO da Vtex


Um ano após o início da pandemia da covid-19 no país, a curva de adoção de operações on-line no varejo continua crescente, afirma Rafael Forte, presidente e cofundador da fornecedora de sistemas para comércio eletrônico Vtex Brasil. O executivo participou ontem da Live do Valor.

Para este ano, Forte avalia que as vendas brutas totais \[GMV] do varejo on-line devem ter aumento, mas não tão forte quanto na primeira onda da covid-19. A projeção reflete o cenário atual de queda no poder de compra do brasileiro, sem o auxílio emergencial e com a alta no nível de desemprego. “Grande parte da população que migrou para o on-line criou o hábito e vai mesclar a compra no on-line e no mundo físico, mas vai perder um pouco da capacidade de compra por causa da falta de dinheiro.”

O executivo nota que a pandemia provocou uma mudança importante na visão dos varejistas. “Foi um baque muito grande. Ter 85% do faturamento em lojas físicas era ter todos os ovos numa única cesta. Com o fechamento de lojas, o racional dos empresários foi: ‘como eu diluo esse risco e continuo faturando por meio de outros canais?’ E aí foi natural que esse pensamento levasse à expansão do investimento em tecnologia, porque ela ajuda a escalar esses processos.”

A corrida pela digitalização, segundo ele, elevou a penetração do on-line no total do faturamento das empresas, chegando a patamares similares à de outros países onde o comércio on-line já é mais desenvolvido, como Reino Unido e China. “Em clientes de determinadas categorias, essa penetração cresce cada vez mais, chegando a 50%”, diz. Em segmentos cujas vendas são consideradas mais fáceis, como smartphones, ele conta que a participação de vendas on-line chegou a 25% ou 30%.

Fundada em 2000, a Vtex entrou para o hall de unicórnios brasileiros em setembro do ano passado, quando seu valor de mercado superou US$ 1,7 bilhão, após uma rodada de investimentos de US$ 225 milhões.

A valorização da Vtex também foi impulsionada pela corrida do varejo para as plataformas digitais por conta da pandemia. “Não tem como dissociar”, afirma o executivo. A empresa começou o ano com 500 funcionários e agora tem 1,3 mil. E os recursos levantados recentemente têm sido usados em melhoria do produto, expansão internacional e de equipe.“O que nos trouxe até aqui foi nossa visão de negócio, o produto que criamos e o serviço que a gente presta. Esse dinheiro veio para seguirmos investindo no produto.”

A companhia também mira na expansão nos mercados externos. Hoje, já atende clientes em 45 países, contando com profissionais em 17 escritórios no mundo. O mais recente foi inaugurado em dezembro, em Cingapura. “O que a gente criou tem sido muito aceito fora do Brasil, porque o país tem um ambiente desafiador”, diz Forte. “Estamos muito focados nos Estados Unidos, onde queremos expandir bastante. Na Ásia, começamos agora com o escritório de experiência do consumidor para atender clientes globais, como Motorola e Black&Decker.”

O crescimento da companhia e os aportes recebidos no último ano, porém, não devem acelerar os planos de abertura de capital. “Nós fizemos uma série C e uma série D em menos de um ano. É natural que o mercado fale: qual o próximo passo? Um IPO? Nós não estamos focados nisso agora”, afirma. “Estamos focados em fazer a empresa evoluir no Brasil e no mundo, mas \[IPO] é uma fase natural após rodadas como essas.”

Notícias Relacionadas
 Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

10/01/2025

Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

A Santos Brasil obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de g (...)

Leia mais
 Cabotagem integrada é tendência para o setor logístico em 2025, aponta CEO

09/01/2025

Cabotagem integrada é tendência para o setor logístico em 2025, aponta CEO

O setor logístico continuará em transformação em 2025, impulsionado pela evolução tecnológica, novas demandas de consumo e uma crescente preocupação com a sustentabilidade. A busca por e (...)

Leia mais
 Projeto Double-Stack eleva patamar das operações da Brado e movimenta mais de 170 mil contêineres em cinco anos

09/01/2025

Projeto Double-Stack eleva patamar das operações da Brado e movimenta mais de 170 mil contêineres em cinco anos

O ano de 2019 foi um grande marco para a Brado e, de uma forma mais ampla, para a logística brasileira. No dia 19 de julho, um trem formado inteiramente por vagões Double Stack, que perm (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.