07/12/2022

Caterpillar e Wilson Sons vão implementar tecnologias e soluções para reduzir impacto ambiental

 Caterpillar e Wilson Sons vão implementar tecnologias e soluções para reduzir impacto ambiental



A Caterpillar e a Wilson Sons, maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil, assinaram um MOU para apoiar a Wilson Sons na adoção de tecnologias e serviços de trem de força que favorecerão o cumprimento das metas de redução de emissões e descarbonização em rebocadores e operações offshore. Juntamente com sua revendedora Cat® — a Sotreq — a Caterpillar supervisionará a implementação de retrofits e upgrades para reduzir o impacto ambiental da frota existente da Wilson Sons, além de serviços tecnológicos voltados para o monitoramento de emissões e uso de combustíveis com baixo teor de carbono ou livres de carbono.


“Melhorar a sustentabilidade nas operações marítimas exige não apenas a construção de navios novos e mais eficientes que utilizem combustíveis com baixo teor de carbono, mas também um entendimento sobre como podemos reduzir o impacto das frotas existentes. A parceria com a Wilson Sons nos permite encontrar soluções para esses dois desafios a partir da perspectiva de uma grande operadora”, comenta Brad Johnson, vice-presidente e gerente-geral da Caterpillar Marine.


“O MOU é um passo importante para a Wilson Sons aumentar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade das operações portuárias. Temos um projeto de construção de seis novos rebocadores, dos quais dois já foram entregues. Esses rebocadores já incorporam novas tecnologias, entre as quais o TIER III, que é um padrão para emissão de gases. Ressalto que o design inovador dos rebocadores permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa em função de uma hidrodinâmica mais eficiente por meio das duplas quilhas (twin fin), que melhoram a navegação e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras", disse Adalberto Souza, diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons. "Nos próximos anos vislumbramos projetos com novos rebocadores com redução nas suas emissões, usando baterias ou combustível alternativo, como biodiesel, metanol e etanol", concluiu. 


O MOU demonstra ainda os esforços da Caterpillar no sentido de trabalhar junto a operadores marítimos para implementar tecnologias e serviços e ajudar a alcançar suas metas climáticas. Com o compromisso de incorporar a sustentabilidade em seus negócios, a Wilson Sons trabalhará com a Caterpillar para adotar novas tecnologias que tenham impacto positivo na eficiência operacional e reduzam suas emissões de carbono no longo prazo, como a adoção de combustíveis com baixo teor de carbono, soluções híbridas e de eletrificação.


“Trata-se de um portfólio com uma grande variedade de soluções, alinhadas aos objetivos da Wilson Sons. No caso de upgrades de motores, nossa solução se beneficia da alta durabilidade dos motores Caterpillar Marine, trazendo melhorias de engenharia, redução de emissões e aprimoramentos em termos de desempenho, desenvolvidos desde o início do projeto original. Quando também há grandes projetos de recondicionamento de motores, nossos clientes conseguem aumentar significativamente o valor de seus ativos por um investimento adicional razoável. Além disso, contamos com todo o suporte do programa Cat Reman, reduzindo o desperdício e minimizando a necessidade de matéria-prima, energia e água na produção de novas peças”, finaliza Andres Perez, gerente global do segmento de rebocadores da Caterpillar Marine.




Notícias Relacionadas
 Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

25/04/2024

Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio BBM 2024 — o Oscar da logística brasileira. Realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística, a premiação visa reconh (...)

Leia mais
 Movecta registra receita recorde em 2023

25/04/2024

Movecta registra receita recorde em 2023

A empresa de logística integrada Movecta encerrou o ano passado com faturamento de R$ 667 milhões, registrando alta de 12,6% frente a 2022, quando contabilizou receitaa de R$ 592,3 milhõ (...)

Leia mais
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.