31/03/2021

Brasil pouco afetado por encalhe de cargueiro em Suez

 Brasil pouco afetado por encalhe de cargueiro em Suez


O Brasil deverá sentir poucos reflexos pela interrupção do tráfego de navios pelo canal de Suez e o impacto na economia global deverá ser ‘sutil’. A avaliação de Rui Carlos Botter, coordenador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária, leva em conta a expertise da navegação mundial, acostumada a variações de clima e demanda.

Depois de quase uma semana, o cargueiro Ever Given destravou a circulação no Canal de Suez nesta segunda-feira. O tráfego por Suez - que faz a rota mais curta entre a Ásia e a Europa é uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo - pôde começar a ser retomado. O especialista explica que a carga na proa da embarcação pode ter funcionado como uma vela, alterando seu curso a partir de uma mudança do tempo.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor do Depto de Engenharia Naval e Oceânica da USP reforça que ‘absolutamente tudo’ para pelo canal de Suez, mas o Brasil será pouco afetado porque o país usa com mais frequência a passagem pelo Cabo da Boa Esperança, ao sul da África.

“Impacto para economia mundial também deve ser pequeno, sutil”. O professor entende que o atraso dos navios represados na rota pode afetar estoques, mas o mercado de transporte marítimo vai se adaptar. “Se passar de um 1 mês (para acomodação), o fato se tornará um case”, afirma.

Notícias Relacionadas
 DP World Brasil e Maersk firmam acordo para operação no terminal de Santos

17/03/2025

DP World Brasil e Maersk firmam acordo para operação no terminal de Santos

A DP World firmou um acordo estratégico com a Maersk para operar um volume substancial de serviços em seu terminal localizado em Santos. De acordo com as companhias, o acordo comercial t (...)

Leia mais
 Elas na Logística: Francieli Tartari, diretora de Tecnologia e Inovação da BBM 

14/03/2025

Elas na Logística: Francieli Tartari, diretora de Tecnologia e Inovação da BBM 

A transformação no setor de logística não é apenas uma questão de tecnologia, mas também de liderança. Quando se fala em inovação, mulheres como Francieli Tartari Pietsch, têm mostrado q (...)

Leia mais
 Ministro dos Transportes, Renan Filho, recebe maior honraria da Medalha JK em cerimônia na CNT

13/03/2025

Ministro dos Transportes, Renan Filho, recebe maior honraria da Medalha JK em cerimônia na CNT

O ministro dos Transportes, Renan Filho, foi o grande homenageado da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK, concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). A en (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.