11/05/2021

BBM Logística planeja expansão para Norte e Nordeste, diz diretor financeiro

 BBM Logística planeja expansão para Norte e Nordeste, diz diretor financeiro


A BBM Logística, transportadora controlada pelo fundo de investimentos Stratus, planeja expandir sua operação para as regiões Norte e Nordeste do país. A empresa tem feito uma série de aquisições — desde o fim de 2019, foram três —, mas ainda vê espaço no balanço para uma ou duas compras, possivelmente no segundo semestre deste ano, segundo Marco Antônio Modesti, diretor financeiro do grupo.

“É algo difícil de prever, porque depende da negociação, mas a companhia se capitalizou justamente com o objetivo de garantir caixa suficiente para aquisições”, afirmou. Em março deste ano, a empresa concluiu uma emissão de debêntures no valor de R$ 240 milhões.

Com isso, a BBM encerrou o primeiro trimestre com caixa de R$ 125,2 milhões e uma alavancagem de 2,2 vezes da dívida líquida pelo Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). — o limite financeiro da companhia é de 3 vezes.

O grupo segue monitorando o mercado, para lançar sua oferta inicial pública de ações (IPO), mas ainda não há uma definição sobre o tema. “A BBM é controlada por um fundo de private equity, e o IPO é um canal de saída muito bom. Nosso papel é estarmos com tudo preparado. Seguimos acompanhando o mercado, mas tudo vai depender de uma janela para a oferta, que poderá vir em 2021, mas não há nenhuma decisão tomada”, diz Modesti.

No primeiro trimestre de 2021, a empresa registrou um prejuízo de R$ 800 mil, menor que o prejuízo de R$ 2,7 milhões registrado no primeiro trimestre de 2020. O resultado foi impactado negativamente pelas despesas com aquisições. A receita operacional líquida teve um aumento de 31,7%, chegando a R$ 298,6 milhões. O Ebitda foi de R$ 27,5 milhões, um crescimento de 62,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os resultados foram parcialmente prejudicados pelo novo agravamento da pandemia, principalmente no mês de março, quando diversas regiões adotaram medidas mais rígidas de isolamento social, para conter a propagação do vírus, um efeito que já havia aparecido no primeiro trimestre de 2020, a partir de meados de março. A situação afeta principalmente a operação voltada ao varejo, que representa cerca de 40% da receita da companhia.

Ainda assim, houve crescimento no volume total de entregas e no faturamento, tanto por conta do crescimento orgânico da empresa (que respondeu por cerca de 60% da expansão de receita) quanto pelo inorgânico (que representou 40% da alta).

O plano da BBM é ampliar geograficamente seu atendimento, hoje muito focado no Sul e no Sudeste do país. A empresa já tem serviços no Centro-Oeste e na Bahia, mas quer ampliar sua presença no Norte e no Norte.

Outro foco nas aquisições é ampliar a participação nos segmentos de comércio eletrônico, que teve uma disparada durante a pandemia, e de cargas fechadas (que inclui setores como celulose e indústria química).

Modesti destaca o grande potencial de crescimento e aquisições do mercado de transportes terrestres no Brasil, que é extremamente pulverizado — as sete maiores companhias do setor não chegam a 7% do total. “Há um espaço gigante para consolidação”, diz.

Fonte: Valor

Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.