06/06/2024

Ao menos 70 mil m² de galpões no RS foram paralisados pelas chuvas

 Ao menos 70 mil m² de galpões no RS foram paralisados pelas chuvas



As enchentes do último mês no Rio Grande do Sul causaram danos ao setor de galpões logísticos, que são usados para armazenagem e distribuição de mercadorias. A estimativa é que uma área de ao menos 70 mil metros quadrados de imóveis (o equivalente a nove campos de futebol, aproximadamente) tenha sofrido paralisação das suas atividades, de acordo com levantamento da consultoria Newmark.


A quantidade de imóveis paralisados corresponde a 4,5% da área total de galpões do Rio Grande do Sul, que é o sexto maior parque logístico do País. A maioria dos imóveis está concentrada em Porto Alegre e na região metropolitana, ao longo das rodovias.


Os dados foram levantados a partir de comunicados oficiais de fundos de investimentos imobiliários, que são proprietários destes empreendimentos. Os galpões afetados no Rio Grande do Sul representam cerca de 24% do total de ativos investidos por esses fundos. Ou seja, os cotistas podem ter algum tipo de perda com o negócio.


Impactos podem ser maiores


Os impactos nas atividades logísticas, entretanto, tendem a ser maiores, uma vez que os imóveis que não foram diretamente afetados pelas enchentes têm sido usados para armazenar a produção e itens das empresas situadas em outras localidades, além de atender outras demandas emergenciais.


“É cedo para dimensionar os efeitos no segmento, uma vez que as informações são pouco precisas e a calamidade ainda está em andamento”, pondera a líder de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, Mariana Hanania.


“O que se considera de imediato é o reflexo no comércio, já que o escoamento dos produtos e o acesso foram dificultados devido às obstruções nas estradas”, acrescenta. Outro problema está nas perdas de itens armazenados em locais invadidos pelas águas.


Fonte: Estadão



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.