11/03/2024

ABOL define prioridades para 2024 durante o 2°Encontro de Grupos e Diretorias da Associação

 ABOL define prioridades para 2024 durante o 2°Encontro de Grupos e Diretorias da Associação



Os principais temas a serem priorizados pela ABOL em 2024 foram apresentados no último dia 22 de fevereiro, durante o 2° Encontro de Grupos e Diretorias da Associação, realizado  na  sede da entidade, na capital paulista. Representantes das empresas filiadas à ABOL participaram da reunião, que norteará os trabalhos a serem desenvolvidos ao longo do ano.


Ao todo, são seis grupos/ diretorias para discutir assuntos ligados ao setor: Capital Humano; Operações e Inovação; Assuntos Jurídicos e Regulatórios; Tributário Contábil; Logística de Produtos de Interesse à Saúde; ESG. Cada fórum  é liderado por um representante dos Operadores Logísticos.


No Grupo de Logística de Interesse à Saúde, liderado por Kleber Fernandes, da Solistica, as ações incluem o dimensionamento do impacto regulatório pela falta de uma CNAE de logística e as RDCs da ANVISA 319/2019 (rastreabilidade de medicamentos), 430/2020 e 632/2022 (sobre boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos).


Na Diretoria de Assuntos Jurídicos, coordenada por Rômulo Barcellos  (Multilog), as prioridades são o apoio na tramitação do PL 3.757/2020 (regulamentação do OL) no Congresso Nacional; MS Coletivo impetrado pela ABOL - MP 1.159/2023 (ICMS); monitoramento das discussões sobre o desenvolvimento da figura do OTM (ANTT), e monitoramento das ações no STF: Nova "Lei do Motorista", Tabelamento do Frete e Nova lei de equidade de critérios salariais entre gêneros (Lei 14.611/2023).


Na Diretoria de Operações e Inovação foram propostas discussões envolvendo cases de melhores práticas, tecnologias e ações para a redução de roubos e furtos de carga no transporte e na armazenagem; parcerias acadêmicas e desenvolvimento de pesquisas direcionadas às necessidades do segmento de OLs; ferramentas de planejamento, otimização e previsibilidade de demanda diante da instabilidade do cenário aquaviário/portuário mundial; impactos e oportunidades para uso de IA, em processos internos e externos, e desenvolvimento do modal aéreo no transporte de carga. Os temas são coordenados por Daniel Salcedo, da Brado. 


Na Diretoria de Capital Humano, Ana Tomé, da Bravo, trouxe os principais desafios da gestão de pessoas que vão permear as discussões ao longo de 2024. O cronograma vai contemplar novas metodologias da avaliação de desempenho; mapeamento e planejamento de ações para o processo sucessório em todos os níveis de liderança; PCD’s - desafios para ir além das cotas; preparar mulheres para a liderança; indicadores de desempenho de gente; como fazer gestão das diversas gerações em um mesmo ambiente de trabalho; cultura organizacional como ferramenta de alavanca de resultados e muito mais.


Quando se trata de ESG, Marcos Azevedo, da Bravo, pretende realizar workshops relacionados ao Biocombustível, Frameworks e Armazéns LEED, um ABOL Day sobre o mercado de carbono e ainda tratar de logística reversa e resíduos de modo geral, com regras estabelecidas pela Anvisa e pelo Ibama.


No Grupo Tributário Contábil, liderado por Fábio Collet, da Tegma, a Reforma Tributária sobre o Consumo e Desoneração da Folha estarão no centro das atenções, aliadas a outras questões como a Lei 14.789/2023 - alterações na subvenção para investimentos e alterações regulatórias e seus impactos tributários (DT-e e MS Coletivo impetrado pela ABOL - MP 1.159/2023 (ICMS)). 


Além do cronograma destacado pelos OLs, a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, também comentou o que esperar em 2024 em meio a uma agenda marcada pelo lançamento de mais uma pesquisa do "Perfil do Operador Logístico", desenvolvida desde 2014, uma missão internacional para a Ásia e outras atividades que visam contribuir para o desenvolvimento do setor. 



Notícias Relacionadas
 CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

24/05/2024

CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

Para que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) desenvolva medidas de apoio mais eficazes aos transportadores impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Confederação está re (...)

Leia mais
 Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

24/05/2024

Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

Agora em sua quinta edição, o relatório State of Sustainable Fleets 2024, divulgado nesta segunda-feira (20), lança luz sobre um setor que está passando por um momento de transição ativa (...)

Leia mais
 JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

23/05/2024

JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

Com foco na segurança e treinamento de sua equipe de motoristas, a JSL, empresa com o maior portfólio de serviços logísticos do país, investiu R$ 2 milhões na aquisição de um simulador d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.