24/02/2022

ABOL Day traz real significado de ESG

 ABOL Day traz real significado de ESG


ESG não é filantropia e caridade, não é certificado e não é apenas números ou sustentabilidade corporativa. ESG é risco financeiro do negócio dos investimentos. As afirmações resumem a palestra feita pelo especialista no tema, Roberto Roche, na manhã desta quinta-feira, durante o primeiro ABOL Day de 2022. A abertura foi feita pela diretora executiva, Marcella Cunha.

O encontro, voltado aos Operadores Logísticos filiados à Associação, foi uma verdadeira aula sobre o quanto vale a imagem da empresa em que cada um trabalha. Cerca de 70 pessoas acompanharam a apresentação e engajaram sobre esse tema, considerada tão relevante e presente nas empresas atualmente.

O surgimento do ESG foi o ponto de partida, trazendo à tona acidentes, que marcaram a história do mundo corporativo no País e no mundo, como as 47 ocorrências envolvendo nitrato de amônio. “Grandes acidentes, empresas quebrando, multas milionárias. Todo impacto socioambiental causa um desastre econômico na região, empresa e até mesmo em toda a cadeia de logística de suprimentos. O ponto em comum nos acidentes é justamente a falta de governança. É preciso mostrar para os investidores que o risco ESG está sob controle”, destacou Roche, lembrando que compensação não é solução.

Segundo o especialista, ESG é um processo infinito, que aos poucos vai sendo elaborado, ou seja, não acontece de um dia para o outro. Isso significa que não há empresa 100% ou 0% ESG. “Não é classificação binária, precisa ser analisado o nível de maturidade ESG”. Para Roche, não existirá empresa que a sociedade não queira. O segredo é estar atento ao anseio dos investidores, que são soberanos em seus critérios. “É fundamental ter uma gestão de riscos para demonstrar ao mercado financeiro e à sociedade, que podem dormir tranquilos”.

Marcella observa o evento como de suma importância para os Operadores Logísticos, que vêm buscando uma gestão mais baseada em valores humanitários, ambientais e transparência. “Ao mesmo tempo, é importante desmistificar e “desromantizar” o que ESG significa no mundo corporativo. A palestra do Roberto Roche foi muito esclarecedora nesse sentido.”

Notícias Relacionadas
 Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

23/04/2024

Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

A vacância de condomínios logísticos no Brasil segue em queda, mas em ritmo lento. Já o preço cobrado pelas locações subiu 7,4% no país em um ano, acima da inflação. No Estado de São Pau (...)

Leia mais
 JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

23/04/2024

JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

A JSL recebeu o prêmio global “Fornecedor do Ano”, da General Motors North America, no último dia 10, em Miami. Única brasileira a receber o prêmio, a companhia foi contemplada na catego (...)

Leia mais
 Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

22/04/2024

Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

Apontada pelo setor de transporte marítimo de carga como um momento de desarranjo logístico, a pandemia impactou a oferta de contêineres, afetou o preço do frete e bagunçou as cadeias gl (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.