26/02/2021

"Xeneta: fretes sobem para níveis sem precedentes"

 "Xeneta: fretes sobem para níveis sem precedentes"


O ano de 2021 parece ser uma era de ouro para os operadores de navios de contêineres, com aumento substancial de janeiro nos fretes de longo prazo. De acordo com o último relatório de Índices Públicos XSI da Xeneta, as taxas em fevereiro dispararam 9,6%, após o salto de 5,9% em janeiro. Todas as principais rotas de transporte registraram aumentos, impulsionados pela alta demanda, falta de contêineres e taxas spot que se recusam a sair de seus picos elevados.

A força do mercado é demonstrada pelo fato incomum de que todas as principais rotas comerciais em fevereiro, em termos de importação e exportação, registraram aumentos significativos.

Na Europa, as importações aumentaram 9,6% (após o enorme ganho de 19,3% do mês passado), com o índice agora aumentando 21,1% no comparativo anual. O benchmark de exportações, por sua vez, teve sua maior alta mensal, de 11,1%, levando a um aumento de 7,7% em relação às taxas de fevereiro de 2020. As importações do Extremo Oriente reescreveram o livro dos recordes do XSI, com um salto de 38,9%, o maior aumento mensal único visto nos índices. Isso deixa o índice 25,7% maior em relação ao ano anterior. Os números das exportações não conseguiram acompanhar o ritmo, mas ainda assim mostraram um crescimento acentuado, com uma alta de 8,1%, empurrando o benchmark para 27,4% em relação a este período do ano passado.

Notícias Relacionadas
 Governo apresenta nova rota ao Pacífico pelo Acre na Rússia em busca de atrair indústrias de fertilizantes ao estado

25/11/2025

Governo apresenta nova rota ao Pacífico pelo Acre na Rússia em busca de atrair indústrias de fertilizantes ao estado

O governo do Estado, por meio de uma comissão institucional designada pela Casa Civil, participou ao longo da última semana de agendas estratégicas em Moscou, capital da Rússia, após con (...)

Leia mais
 Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

24/11/2025

Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

Mesmo com as longas distâncias geográficas e culturais, a forte parceria comercial entre China e Brasil deve continuar crescendo. Os investimentos chineses já estabelecidos até agora, qu (...)

Leia mais
 Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

24/11/2025

Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

A Andreani Logística celebra um marco em sua jornada de sustentabilidade. Em 12 meses, a companhia estruturou uma área dedicada ao tema, finalizou seu Plano Diretor de ESG e superou uma (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.