17/03/2022

Wilson Sons participa da primeira operação com carga total do novo berço de Itaqui

 Wilson Sons participa da primeira operação com carga total do novo berço de Itaqui



A Wilson Sons foi responsável pelo agenciamento marítimo do navio Pelican Arrow, do armador G2 Ocean, que realizou a primeira operação de carga completa do Pier 99, recém-inaugurado no Porto de Itaqui, no Maranhão. No total, foram embarcadas 59.002 toneladas de celulose, sendo 28.172 toneladas com destino ao Porto de La Pallice, na França, e 30.830 toneladas ao Porto de Flushing, na Holanda. A embarcação seguiu no dia 24 de fevereiro para o porto holandês.


Outros dois navios já atracaram recentemente no Pier 99, mas operaram apenas parte da carga. A operação com o Pelican Arrow durou seis dias e a divisão de agenciamento marítimo da Wilson Sons coordenou o trabalho com o terminal, operador e embarcador.


“Como o berço 99 ainda está em fase de comissionamento e homologação, existem restrições a serem consideradas para essa operação, como a coordenação com a praticagem e demais stakeholders para a realização das manobras somente durante o dia, buscando manter a produtividade aliada à segurança”, destaca André Nogueira, coordenador de Operações de Agenciamento em São Luís.


Nogueira explica que a agência marítima é encarregada ainda por gerenciar a documentação da carga para exportação com o despachante aduaneiro e embarcador, pela comunicação com as agências reguladoras e pelos serviços que atendem às necessidades da tripulação e do navio.


O novo píer foi construído pela produtora de celulose de eucalipto Suzano, que exportou mais 1,6 milhão de toneladas do produto em 2021. A empresa investiu também na construção de um novo armazém, mais do que dobrando a capacidade de armazenamento de carga no porto.


“Além da exportação de celulose, o Pier 99 também é uma alternativa para operação de outras commodities, como trigo e fertilizantes, e vai contribuir para a diminuição do tempo de espera dos navios na área de fundeio’, destaca Iully Matos, agente marítimo da filial São Luís da agência marítima da Wilson Sons.


O Arco Norte, área onde está localizado o terminal de Itaqui, apresenta hoje grande potencial portuário para movimentação de commodities, principalmente após a conclusão da BR-163, que liga o Sul ao Norte do país. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos da região cresceram mais de 25% de 2016 a 2021.



Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.