01/11/2024

Wilson Sons iniciará, em 2025, construção de três rebocadores potentes com tecnologia sustentável, em seu estaleiro, no Guarujá (SP)

 Wilson Sons iniciará, em 2025, construção de três rebocadores potentes com tecnologia sustentável, em seu estaleiro, no Guarujá (SP)



A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, iniciará, no próximo ano, a construção da nova série de três rebocadores com tecnologia sustentável e grande potência, em seu estaleiro no Guarujá (SP). O objetivo é a renovação e modernização da frota de mais de 80 rebocadores da companhia, que atuam ao longo da costa brasileira. 


As três embarcações são da classe ASD 2312 (23 metros de comprimento e 12 metros de largura), com propulsão azimutal e potência de 70 toneladas de bollard pull (tração estática), capazes de apoiar supernavios de contêineres de 366 metros, em manobras de atracação e desatracação nos principais portos do País.


As novas embarcações seguem o padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional, que atesta a redução de até 70% dos óxidos de nitrogênio, semelhantes aos seis rebocadores do ciclo de construção anterior, do modelo 2513 (de 90 toneladas). O projeto de casco, da Damen Shipyards, permite com suas duplas quilhas (twin fins) diminuir as emissões de gases de efeito estufa, com redução estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam. 


O COO da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci, ressalta que as novas embarcações fazem parte da estratégia de renovação da frota da companhia e reforçam o compromisso da empresa com a modernização das operações. 


“O novo ciclo de construção de rebocadores gera emprego e renda para toda a comunidade marítima e portuária, contribuindo com o desenvolvimento do setor e do Brasil, facilitando os fluxos comerciais”, afirma.


Com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), tendo o BNDES como agente financeiro, os novos rebocadores terão sistema de combate a incêndio com capacidade de 2.400 litros/hr   (FiFi I). Outra característica das embarcações são seus motores principais, com menor quantidade de cilindros, contribuindo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, mantendo o mesmo bollard pull de 70 toneladas.


As entregas dos novos rebocadores estão previstas para novembro de 2025, março e junho de 2026. 


“A Wilson Sons emprega tecnologia de ponta na construção dos rebocadores, sempre com foco na segurança e eficiência operacional. Com a capacidade técnica dos nossos profissionais e a expertise da Damen, vamos assegurar a excelência do projeto”, diz o diretor-executivo da divisão de estaleiro da Wilson Sons, Adalberto Souza. 


Com a nova série, a Wilson Sons alcançará a marca de 156 embarcações construídas em seu estaleiro, que possui mais de mais de 80 anos de trajetória.


Manutenções programadas de embarcações crescem mais de 20% este ano


Além do novo ciclo de construções, a Wilson Sons está realizando, em seu estaleiro, a docagem de três rebocadores de diferentes armadores. Entre os serviços de manutenção programada executados, de forma simultânea, estão pintura de casco, casaria, reparos estruturais, manutenção e reparo de válvulas e manutenção nos propulsores e sistemas elétricos. Para realizar os serviços de docagens e construir os novos rebocadores, a empresa conta, atualmente, com cerca de 300 profissionais especializados. 


Segundo a previsão da divisão de estaleiro, o ano de 2024, vai terminar com a realização de 27 docagens de embarcações. Com isso, a unidade de negócio deve registrar crescimento de 22% nas manutenções programadas este ano.



Notícias Relacionadas
 Como a DHL aborda a “era do TikTok Shop” no e-commerce LATAM

29/07/2026

Como a DHL aborda a “era do TikTok Shop” no e-commerce LATAM

Uma cadeia logística que precisa se provar capaz de sustentar clientes que dobram de tamanho a cada ano, um mercado que deixou de tratar o supply chain como custo para colocá-lo no centr (...)

Leia mais
 ANTT atualiza a tabela do frete; veja o que muda para transportadoras e embarcadores

21/07/2026

ANTT atualiza a tabela do frete; veja o que muda para transportadoras e embarcadores

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou na última semana, no Diário Oficial da União (DOU), a atualização dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de carg (...)

Leia mais
 Multilog lança programa de inovação em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina

20/07/2026

Multilog lança programa de inovação em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina

A Multilog lançou o programa de inovação Geração Multilog 2026, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Itajaí para aproximar estuda (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.