A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, está implantando no Centro Logístico Santo André (SP) o novo sistema de gerenciamento do seu terminal alfandegado. Desenvolvido pela startup LogInfo, que faz parte do Cubo Maritime & Port (primeiro hub dedicado de soluções portuárias e de transporte aquaviário da América Latina), o novo sistema otimiza a eficiência das operações de importação, exportação e regimes aduaneiros especiais com soluções digitais e ênfase na usabilidade melhorada e no controle mais dinâmico e preciso das cargas.
A nova ferramenta de gerenciamento permite às empresas clientes da Wilson Sons um controle mais dinâmico sobre o movimento e estoque de cargas no Centro Logístico. Com recursos avançados de rastreamento e gerenciamento em tempo real, as operações logísticas se tornam ainda mais transparentes e ágeis, tanto para a companhia quanto para os seus clientes. O setor automotivo é um dos principais beneficiários desse tipo de novo controle em tempo real, dada preferência pelo abastecimento no sistema just in time.
A nova plataforma foi projetada, cuidadosamente, com foco na usabilidade de sua interface, tornando a navegação e a operação mais intuitivas e eficazes. Esta tecnologia possibilita que as ações possam ser feitas por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos. Além disso, a automação de procedimentos simplifica significativamente os processos alfandegários, economizando tempo e recursos preciosos durante a operação.
A parceria com a startup LogInfo permitiu a incorporação de soluções de tecnologia de ponta e a aplicação das melhores práticas da indústria no desenvolvimento do novo sistema. A ferramenta da LogInfo também atende às normas dos órgãos fiscalizadores, entre eles Receita Federal, Ibama, Anvisa, Ministério da Agricultura e Pecuária e Exército.
O projeto do novo sistema de gestão aduaneira (alfandegado) do Centro Logístico Santo André começou a ser desenvolvido há mais de um ano pela LogInfo. O primeiro módulo do sistema, implementado no segundo semestre de 2023, foi a Vistoria Remota. Por meio dele, os fiscais da Receita Federal conseguem vistoriar as cargas sem o deslocamento até o recinto, utilizando câmeras e integração direta com o sistema.
Thais Sangean, gerente-geral do Centro Logístico Santo André, ressalta que, com o LogInfo, a Wilson Sons reafirma a sua estratégia de investir em inovação e novas tecnologias. "Estamos contribuindo para aumentar a eficiência operacional dos nossos clientes, ajudando assim a estimular o comércio doméstico e internacional. Um dos benefícios para as empresas é o acesso com mais transparência às informações, por meio de uma interface mais ágil e moderna”, diz Thais.
A gerente-geral destaca ainda o compromisso da companhia em fomentar a inovação do setor marítimo-portuário e de logística, por meio de start-ups, para atender as necessidades dos clientes. Para fortalecer a agenda de inovação no segmento, a Wilson Sons liderou o processo de criação do Cubo Maritime & Port, que completou em julho passado um ano com o dobro de startups e fechando novas parcerias internacionais, com o hub de inovação de Singapura, na Ásia. “Esse é um papel importante nosso dentro do Cubo Maritime & Port. As startups ganharam um cliente de peso, líder do mercado, que permite ampliar a escala e desenvolver um produto digital. Já na nossa operação, ganhamos agilidade, flexibilidade e novas tecnologias com a solução digital, que, depois, pode ser usada em outras empresas. É uma parceria ganha-ganha", afirma a executiva.
Sobre o Centro Logístico
Instalado no maior eixo econômico da América Latina, o Centro Logístico, que fica no ABC paulista, está a apenas 28 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a 107 km do Aeroporto de Viracopos (Campinas), a 79 km do Porto de Santos, o maior complexo portuário latino-americano, e a 18 km do Rodoanel Mario Covas. A proximidade com esses importantes elos logísticos e a distância da zona de rodízio permitem atender os principais segmentos do mercado que atuam na região.
A unidade dispõe da maior área alfandegada do Estado de São Paulo (68.000m2), que conta com 2 câmaras frias, e de 51.700m2 de área de armazém geral, oferecendo soluções integradas voltadas à gestão aduaneira e de inventário, regimes aduaneiros especiais, controle de demurrage, gestão de indicadores de performance e serviços personalizados, como reembalagem, montagem de kits e etiquetagem. O Centro Logístico recebeu a certificação ISO 14001, reconhecendo o compromisso com o Sistema de Gestão Integrado (Qualidade e Meio Ambiente) e demonstrando que os serviços são de excelência, realizados com qualidade, eficiência e segurança.