20/07/2023

Wilson Sons implanta novo sistema para gestão de frota da Central de Operações de Rebocadores (COR)

 Wilson Sons implanta novo sistema para gestão de frota da Central de Operações de Rebocadores (COR)



Maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons implantou o novo sistema operacional da sua Central de Operações de Rebocadores (COR) - central inaugurada há 12 anos e localizada em Santos (SP) - desenvolvido pela Argonáutica. Com foco na eficiência, segurança e sustentabilidade das operações, o novo sistema operacional da COR, chamado de ArTeMIS (“Argonáutica’s Traffic Management Information System”), iniciou neste mês o monitoramento em tempo real da frota de 81 rebocadores da companhia – a maior e mais moderna do país –, distribuídos ao longo da costa brasileira. 


A nova solução faz parte da estratégia digital da Wilson Sons de investir no desenvolvimento de soluções digitais em estreita parceria com startups do setor marítimo e portuário, buscando fomentar a utilização de novas tecnologias na indústria para aumentar a eficiência e produtividade da infraestrutura do País. 


“Concebido pela Argonáutica, o ArTeMIS é um produto digital de alta relevância e com grande potencial de penetração no mercado portuário nacional, que já surge conectado a mais de 25 antenas AIS espalhadas pela costa,  sendo uma ferramenta integradora de dados de tráfego marítimo e meteoceanográficos, por onde nossa COR passará a monitorar todas as manobras realizadas pelos rebocadores, nos diversos portos de atuação pelo Brasil”, explica Eduardo Valença, diretor de transformação digital da Wilson Sons, acrescentando: “É um sistema que está sendo desenvolvido não apenas para a gestão da frota Wilson Sons, mas que nasce pronto para atender diversas outras empresas do mercado”. 


O ArTeMIS nasceu com intuito de aprimorar a segurança da navegação da frota de embarcações, possibilitando economizar combustível e mitigar o risco de acidentes ao utilizar áreas mais adequadas ao tráfego marítimo. Com a nova solução, o comandante do rebocador terá acesso a alarmes pré-estabelecidos em situações de emergência. Além disso, sua integração com fontes externas de dados proporciona, por exemplo, o monitoramento das condições meteorológicas hiperlocais, como maré, corrente e vento, e o entendimento de como essas variáveis afetam a navegação, produtividade e segurança das operações de rebocadores. 


“O ArTeMIS aprimora ainda mais a gestão da frota de rebocadores da Wilson Sons. A companhia, pioneira no controle de velocidade das suas embarcações, passa a monitorar, com esta nova ferramenta, outros parâmetros operacionais, otimizando, por exemplo, os deslocamentos, o posicionamento e a utilização dos rebocadores. Dessa maneira, garantimos, dentre outros, a redução do consumo de combustível, gerando efeitos positivos para o meio ambiente e imprimindo mais sustentabilidade às operações portuárias no País”, enfatiza o diretor de operações de rebocadores da Wilson Sons, Rodrigo Bastos.


“O ArTeMIS é um produto inovador que conta com toda a expertise da Argonáutica no desenvolvimento de produtos digitais de alta complexidade para a indústria marítima e portuária, associada à experiência e o conhecimento da Wilson Sons na gestão e operação de sua vasta frota de rebocadores”, destaca Guilherme Rosetti, co-fundador da Argonáutica, que complementa:  “o ArTeMIS surgiu com intuito de potencializar e escalar os produtos digitais da Argonáutica como o ReDRAFT e o MeDuSa, proporcionando que nossos clientes tenham acesso a diversas funcionalidades num sistema único”. 


Por considerar a tecnologia e as startups como aliadas para alavancar a produtividade e o desenvolvimento da infraestrutura marítima e portuária, a Wilson Sons adquiriu, no final do ano passado, participação minoritária na Argonáutica, startup  brasileira. 


A Argonáutica é uma startup que se destaca pelo desenvolvimento do ReDRAFT (sistema que calcula a folga dinâmica abaixo da quilha, com base nas características de cada navio e do canal de acesso, considerando ainda as condições ambientais do momento da manobra) e do MeDuSa (sistema que otimiza atracações e operações de cais, dando previsibilidade e segurança na amarração dos navios, especialmente em operações ship-to-ship). O ArTeMIS é mais um produto digital que a startup desenvolve em prol de uma gestão de tráfego mais moderna, sustentável e segura.


Com sede em São Paulo e mais de 180 projetos implementados, a Argonáutica foi fundada por quatro ex-estudantes de engenharia naval da Universidade de São Paulo (USP), que hoje são PhDs na área. Além de Guilherme Feitosa Rosetti, são sócios Felipe Ruggeri, Rafael de Andrade Watai e Rodrigo Sauri Lavieri. A empresa, além de novas soluções para as operações portuárias, como o ReDraft – sistema já em funcionamento em portos como Santos (SP), Rio de Janeiro, Salvador, Suape (PE), Porto do Açu (RJ) e Portocel (ES) –, atua no setor de óleo e gás.  



Notícias Relacionadas
 ABOL discute lei de cotas para PCDs

25/07/2024

ABOL discute lei de cotas para PCDs

A criação de uma comissão formada por empresas, poder público e instituições responsáveis pelo atendimento de Pessoas com Deficiência (PCDs) foi uma das soluções propostas pelo advogado (...)

Leia mais
 Cubo Maritime & Port fecha cooperação internacional com Port Innovators Network

18/07/2024

Cubo Maritime & Port fecha cooperação internacional com Port Innovators Network

O Cubo Maritime & Port, hub de inovação do setor marítimo e portuário da América Latina criado por Cubo Itaú, Hidrovias do Brasil, Porto do Açu e Wilson Sons, anuncia a assinatura de (...)

Leia mais
 Digitalização na logística é uma questão de sobrevivência

16/07/2024

Digitalização na logística é uma questão de sobrevivência

Antonio Wrobleski - Presidente da BBM LogísticaO atual cenário em evolução da indústria da cadeia de suprimentos em todo o mundo, apresenta alguns desafios às empresa (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.