A Wilson Sons, operadora integrada de logística portuária e marítima, fez um levantamento que apontou que 22 FPSOs (sigla em inglês para Unidade flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) devem entrar em operação no país entre 2022 e 2026. A retomada dos investimentos também traz otimismo ao mercado de apoio marítimo.
Com uma frota de 80 rebocadores, a Wilson Sons informa que participou este ano de mais de 20 operações para o mercado de óleo e gás, incluindo assistências a FPSOs, sondas, estaleiros e FSRUs (sigla em inglês para Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante
“Nos próximos quatro anos, teremos um número considerável de plataformas entrando em operação, outras sendo descomissionadas, novos terminais de GNL, o que traz uma série de oportunidades para a cadeia de fornecedores dessa indústria”, destaca o diretor comercial da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, Elísio Dourado.
Para atender a esses novos projetos, a companhia anuncia que vem se preparando. Hoje em sua frota 93% dos rebocadores têm propulsão azimutal (ASD) e quatro são escort tugs – qualidade necessária para a movimentação de grandes estruturas, como as plataformas de petróleo.
Vale ressaltar que este ano a Wilson Sons iniciou a construção de uma série de outros seis rebocadores de alta potência. As novas unidades estão sendo construídas no estaleiro da Wilson Sons no Guarujá (SP) e terão padrão IMO TIER III, com redução de mais de 75% das emissões de óxidos de nitrogênio, que é considerado um gás do efeito estufa.
Segurança\
Nos últimos anos, a Wilson Sons revela que vem atuando em manobras de apoio a plataformas, operações em terminais de gás natural liquefeito (GNL) e operações ship-to-ship. Entre os projetos atendidos pela companhia estão os terminais de GNL da Celse (Aracajú), da GNA (Porto do Açu - RJ) e da Petrobras (Pecém - CE), além de operações ship-to-ship no Porto do Açu e da participação em manobras de assistência aos FPSOs P-71 no Estaleiro Jurong (ES), BW Cidade de São Vicente (RJ) e FPSO Carioca MV30 (RJ).
“Experimentamos um crescimento consistente nesse mercado, para o qual olhamos com atenção. São operações complexas, que demandam muito cuidado com a segurança e intenso treinamento da tripulação. Segurança é, sem dúvida, um dos principais pilares para o Grupo Wilson Sons”, diz Dourado.
Ainda segundo o executivo, os diferenciais da Wilson Sons no atendimento aos clientes desse segmento são a expertise dos funcionários e sua estrutura. “Quando há uma operação de O&G, a equipe operacional participa das reuniões com os clientes desde o início para garantir o melhor planejamento da manobra, pois os rebocadores são parte essencial do processo. Os planos de reboque, docagem,desdocagem e operação costumam ser aprovados por nós e, normalmente, sugerimos os melhores arranjos de conexões, cabos e materiais a serem utilizados. Esse alinhamento da equipe da Wilson Sons com o cliente é fundamental para que a manobra ocorra em segurança e com eficiência”, comenta o diretor Comercial.
A unidade de negócios de Rebocadores da Wilson Sons possui em sua estrutura a Central de Operações (COR) e o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAMWS). A COR, por meio de sua rede própria de antenas AIS, monitora em tempo real os rebocadores e as embarcações envolvidas nas operações e está em constante contato com todos os envolvidos –clientes, autoridades portuárias e marítimas e praticagem. Já o CAMWS tem como principal equipamento um simulador de manobras, capaz de prever diferentes cenários operacionais. O simulador é comumente utilizado por clientes do segmento de óleo e gás para a preparação e testes de projetos e operações de grande porte.
Fonte: Tecnologística
27/11/2024
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