20/12/2024

Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE

 Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE



O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de 2023, passando de 34.288 para 66.765 oportunidades. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE).


As funções que mais apresentaram aumento no número de vagas foram estoquista (139,3%), motorista (102%) e auxiliar de logística (84,7%). No total, essas três ocupações somaram 16.699 novas oportunidades publicadas na plataforma, ante 8.002 em 2023.


"O setor de logística tem uma participação importante na economia brasileira. Em 2023, segundo o Perfil dos Operadores Logísticos, o setor foi responsável por 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos, o que corresponde a 2,3% do total de pessoas ocupadas no país”, explica José Tortato, COO do BNE.


A expansão das oportunidades de trabalho reflete o aumento da demanda por serviços logísticos, impulsionado por fatores como o crescimento do e-commerce, a recuperação da produção industrial e a necessidade de maior eficiência na distribuição de produtos. Este cenário favorece tanto as empresas que operam diretamente no segmento quanto os profissionais que buscam se inserir no mercado.


Dados da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) também reforçam a relevância do setor. Em 2023, o mercado de operadores logísticos gerou uma receita bruta de R$192 bilhões, contando com aproximadamente 1,3 mil empresas ativas no país. Além disso, 71% dos operadores relataram aumento no quadro de funcionários, enquanto 76% registraram crescimento no faturamento e na base de clientes. As empresas do setor variam de tamanho, indo de pequenos operadores com até 50 colaboradores a grandes corporações com mais de 10 mil funcionários.


“O aquecimento do setor também apresenta desafios, como a capacitação de mão de obra para atender às demandas. A necessidade de formação de profissionais qualificados reforça a importância de investimentos em treinamento e desenvolvimento”, afirma Tortato.


A perspectiva é de que o setor continue crescendo nos próximos meses, acompanhando o aumento da produção industrial e a retomada do consumo no país. “A logística tem se consolidado como um dos motores da economia brasileira, garantindo a geração de emprego e renda para milhares de brasileiros”, finaliza.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Andreani inaugura nova planta logística na Argentina

29/01/2026

Andreani inaugura nova planta logística na Argentina

A Andreani inaugurou uma nova planta logística na cidade de Neuquén, na Argentina, como parte de seu plano de investimentos em infraestrutura para atender à demanda operacional associada (...)

Leia mais
 Saiba por que a torre de controle da Brado se tornou peça-chave na logística multimodal

29/01/2026

Saiba por que a torre de controle da Brado se tornou peça-chave na logística multimodal

A torre de controle logístico deixou de ser apenas uma ferramenta de monitoramento para se tornar um elemento central na gestão da logística multimodal. Em 2025, a Brado Logística alcanç (...)

Leia mais
 Fedex para de fazer entregas domésticas no Brasil e expõe problemas com burocracia e infraestrutura no país

28/01/2026

Fedex para de fazer entregas domésticas no Brasil e expõe problemas com burocracia e infraestrutura no país

Uma empresa americana gigante de logística desistiu de fazer entregas domésticas no Brasil. Não vai mais transportar cartas, documentos e encomendas. Esse anúncio deixa evidente o tamanh (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.