22/02/2021

"Túnel imerso: mais vantajoso para ligação seca entre Santos e Guarujá, "Túnel imerso: mais vantajoso para ligação seca entre Santos e Guarujá,

 "Túnel imerso: mais vantajoso para ligação seca entre Santos e Guarujá, "Túnel imerso: mais vantajoso para ligação seca entre Santos e Guarujá,




O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf defendeu, no dia 19 de fevereiro último, o projeto de túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação seca entre Santos e Guarujá. A afirmação aconteceu após visita técnica de comitiva da federação ao estuário do Porto de Santos e almoço com prefeitos e outras autoridades, entre elas, o diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral.

Segundo Skaf, a ligação seca é discutida há décadas e trata-se de uma obra necessária, tanto para a região da Baixada Santista, quanto para o Porto de Santos. O presidente da Fiesp defendeu tecnicamente o projeto do túnel.

"Estudos mostram que a opção do túnel seria mais vantajosa por uma série de razões, inclusive razões técnicas, além de investimentos e resultados. Por essa razão, ao nosso ver, seria mais interessante a solução através de um túnel e não de uma ponte para a ligação seca", definiu.

O engenheiro naval e ex-presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho participou do encontro e destacou a mobilização de mais de 30 empresas e associações de diferentes segmentos com a Campanha Vou de Túnel. A iniciativa defende o projeto do túnel imerso como alternativa mais viável para solucionar um gargalo de mobilidade urbana na região da Baixada santista e se mostra como a opção mais econômica, além de não gerar impacto negativo para o crescimento da operação portuária no Porto de Santos, o maior da América Latina.

De acordo com ele, um dos objetivos da mobilização é justamente promover uma discussão técnica e não política sobre o tema. "Não se trata de uma decisão política, mas sim claramente técnica sobre o que é a favor ou contra o desenvolvimento do Porto de Santos. Queremos despolitizar essa discussão", afirma.

Casemiro Tércio destaca que a Associação Internacional de Engenharia Costeira e Portuária já recomenda que ligações secas em canais estreitos de área portuária e baías de evolução sejam feitas de forma imersa. O porta-voz da campanha defende que o Porto de Santos siga a tendência das melhores práticas mundiais quando o assunto é ligação seca próximas a canais de navegação.

"Na Europa e na Ásia, os portos com grande operação e capacidade de ampliação optaram por soluções imersas. Os portos que investiram em pontes estão sofrendo com ações para liberar espaço aéreo para os navios passarem. É um tiro no pé permitir que uma ponte seja instalada em um porto. Especialmente, no principal porto do país que agora, com a BR do Mar, pode se tornar o Hub Port para operação da cabotagem brasileira", explicou.

A SPA (Autoridade Portuária de Santos) pretende publicar até março um chamamento público para receber estudos de viabilidade que embasem a construção do túnel imerso ligando os dois municípios.

Notícias Relacionadas
 CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

24/05/2024

CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

Para que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) desenvolva medidas de apoio mais eficazes aos transportadores impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Confederação está re (...)

Leia mais
 Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

24/05/2024

Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

Agora em sua quinta edição, o relatório State of Sustainable Fleets 2024, divulgado nesta segunda-feira (20), lança luz sobre um setor que está passando por um momento de transição ativa (...)

Leia mais
 JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

23/05/2024

JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

Com foco na segurança e treinamento de sua equipe de motoristas, a JSL, empresa com o maior portfólio de serviços logísticos do país, investiu R$ 2 milhões na aquisição de um simulador d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.