Três das cinco atividades de serviços estavam em fevereiro com volume acima do observado antes da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. Na média, os serviços encontram- se encontram 5,4% acima deste nível, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Distante da situação da maioria aparecem os serviços prestados às famílias, que dois anos depois ainda não se recuperaram. São atividades com caráter presencial e por isso mais prejudicadas pela necessidade de isolamento social trazida pela pandemia. Além disso, começam agora a sentir os efeitos da inflação elevada. O segmento ainda se encontra 14,1% abaixo de fevereiro de 2020.
Já a melhor situação é dos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com patamar 14,2% superior. Neste desempenho, conta o crescimento do comércio eletrônico, que influi em atividades como o transporte rodoviário de carga e a logística de transporte e armazenagem.
Em segundo lugar, vêm os serviços de informação e comunicação, que estão 8,6% acima daquele patamar. As empresas desse segmento foram as mais beneficiadas pelas oportunidades surgidas na pandemia, como com aplicativos de comunicação e consultorias na área.
O terceiro segmento que também superou o patamar pré-pandemia é o de profissionais, administrativos e complementares, que estava, em fevereiro de 2022, 3,3% acima de fevereiro de 2020. A atividade responde por um quinto (20,5%) da pesquisa.
Por outro lado, o segmento de outros serviços, que já tinha superado o patamar pré-pandemia em momentos anteriores, ficou 0,4% abaixo, quando se olha para o resultado de fevereiro de 2022. No grupo, estão atividades como serviços financeiros auxiliares, como corretoras e consultorias de investimentos.
Fonte: Valor Econômico