13/04/2022

Três de 5 atividades de serviços estão acima do patamar pré-pandemia, diz IBGE

 Três de 5 atividades de serviços estão acima do patamar pré-pandemia, diz IBGE



Três das cinco atividades de serviços estavam em fevereiro com volume acima do observado antes da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. Na média, os serviços encontram- se encontram 5,4% acima deste nível, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Distante da situação da maioria aparecem os serviços prestados às famílias, que dois anos depois ainda não se recuperaram. São atividades com caráter presencial e por isso mais prejudicadas pela necessidade de isolamento social trazida pela pandemia. Além disso, começam agora a sentir os efeitos da inflação elevada. O segmento ainda se encontra 14,1% abaixo de fevereiro de 2020.


Já a melhor situação é dos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com patamar 14,2% superior. Neste desempenho, conta o crescimento do comércio eletrônico, que influi em atividades como o transporte rodoviário de carga e a logística de transporte e armazenagem.


Em segundo lugar, vêm os serviços de informação e comunicação, que estão 8,6% acima daquele patamar. As empresas desse segmento foram as mais beneficiadas pelas oportunidades surgidas na pandemia, como com aplicativos de comunicação e consultorias na área.


O terceiro segmento que também superou o patamar pré-pandemia é o de profissionais, administrativos e complementares, que estava, em fevereiro de 2022, 3,3% acima de fevereiro de 2020. A atividade responde por um quinto (20,5%) da pesquisa.


Por outro lado, o segmento de outros serviços, que já tinha superado o patamar pré-pandemia em momentos anteriores, ficou 0,4% abaixo, quando se olha para o resultado de fevereiro de 2022. No grupo, estão atividades como serviços financeiros auxiliares, como corretoras e consultorias de investimentos.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais
 A corrida pelo hidrogênio verde

24/04/2024

A corrida pelo hidrogênio verde

O passo a passo da descarbonização energética está consolidado. As fontes fósseis são deixadas de lado para dar lugar à energia captada a partir do sol, do vento, da água e até por meio (...)

Leia mais
 Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

24/04/2024

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.