28/10/2020

TPC Nordeste conclui obras de reestruturação de seu complexo logístico

 TPC Nordeste conclui obras de reestruturação de seu complexo logístico


Com as melhorias, a estrutura passa a ter uma plataforma de serviços de importação e exportação com infraestrutura tecnológica para diversas demandas, como recebimento, armazenagem alfandegada, desembaraço aduaneiro, separação, conferência, etiquetagem, distribuição e transporte

A TPC Nordeste informa que concluiu as obras de reestruturação de seu complexo logístico localizado em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Com as melhorias, a estrutura passa a ter uma plataforma de serviços de importação e exportação com infraestrutura tecnológica para diversas demandas, como recebimento, armazenagem alfandegada, desembaraço aduaneiro, separação, conferência, etiquetagem, distribuição e transporte.

O Complexo Logístico TPC Nordeste conta com uma área total de 150 mil m² distribuídos em um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia-TPC), um armazém geral (AG-TPC) e um centro de distribuição multiuso (CD-TPC).

Com as reestruturações, o Clia passa a contar com 70 mil m² de área alfandegada, sendo 15 milm² de área coberta para cargas gerais e químicas, com infraestrutura de porta-paletes, drive-in, sistema de monitoramento 24 horas, além de um pátio para contêineres e cargas de grandes dimensões.

O armazém geral passa a oferecer 5 mil m² de área designada a cargas pós-nacionalização, em que é realizada a separação, consolidação e expedição de produtos que atenderão ao mercado nacional e precisam ser estocados temporariamente, com um menor custo de armazenagem.

Já o CD é composto por duas áreas, sendo a primeira um centro de distribuição de cargas secas com 14 mil m², com 23 mil posições-palete verticalizadas em sete níveis de armazenagem, e a segunda área formada por lonados com um total de 6 mil m² destinados a operações de cross-docking e armazenagem de peças de grandes dimensões.

Segundo o vice-presidente de operações da TPC, Sérgio Faria, o Complexo de Simões Filho tem ampla estrutura para atender empresas de diferentes áreas, desde petroquímica e energia renovável, passando por saúde, telecomunicações e o mercado de consumo e varejo, como artigos esportivos e alimentos.

Para o gerente geral da TPC Nordeste, Thiago Brandão, com a reestruturação do complexo o mercado baiano encontra a melhor opção de operador logístico, que oferece não só um recinto alfandegado para desembaraço de cargas, mas sim um complexo logístico que pode oferecer o melhor fluxo e custo benefício, desde a definição do regime aduaneiro especial a ser utilizado, a armazenagem verticalizada e flexível entre recinto alfandegado e armazém geral, além da composição do cenário ideal de transporte, sempre otimizando os fretes com alguma carga de retorno entre os clientes.

“A TPC Nordeste está preparada para atender a demanda de toda a região. Podemos ser um hub logístico de cargas internacionais para importação e ou exportação e nacionais de cargas gerais. Estamos a 12 quilômetros do aeroporto e 28 do porto, ficamos localizados estrategicamente entre as zonas primárias de Salvador e o Polo Industrial Camaçari e fomos o primeiro Centro Logístico e Industrial Aduaneiro do estado a ser certificado como Operador Econômico Autorizado (OEA), o que significa ter um vínculo idôneo com o estado e a Receita Federal”, afirma.

A partir do final de 2017, ano da compra do complexo, a TPC iniciou o processo estrutural com investimentos em equipamentos, infraestrutura civil, tecnologia da informação e gestão de pessoas. Como resultado, desde o início de 2020 a empresa conquistou 90 clientes e passou a atender demandas de exportação, a exemplo dos setores algodoeiro e petroquímico baiano, assim como fortaleceu as cadeias de logística integrada, prestando os serviços de Clia, armazém geral e transporte.

Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.