03/07/2023

TPC aprimorou operações com a metodologia Lean

 TPC aprimorou operações com a metodologia Lean



A TPC Logística Inteligente, empresa da JSL, otimizou processos, aprimorou suas operações e economizou recursos por meio da cultura Lean. Todo o trabalho de implantação e resultados com a metodologia foram apresentados no Lean Summit 2023, maior evento presencial da comunidade Lean, realizado em junho na capital paulista. O diretor de negócios e engenharia, Eduardo Leonel, e o diretor de tecnologia e inovação, Gilberto Zanetti, mostraram o case da operadora logística no painel “Logística Lean para operações multicanais”.


Leonel explicou como a TPC está implementado a cultura Lean nos seus três pilares estratégicos (Gente, Processos e Tecnologia) e como essa jornada pode proporcionar excelência nos serviços aos clientes. “A aplicação de todos os conceitos Lean, que inclui ganhos rápidos, revisão do processo e alinhamento de desvios, trouxe resultados muito positivos”, revela.


Zanetti apresentou cases com a metodologia que busca eliminar desperdícios, melhorar a produtividade e, consequentemente, reduzir custos, em suas operações. Para solucionar problemas como o alto índice de absenteísmo, retrabalho no processo e atividades não definidas, a TPC identificou todos os pontos sensíveis por meio de entrevistas, medições e acompanhamento das atividades. “Havia equipamentos quebrados, colaboradores ausentes, excesso de tarefas, horas extras... Realizamos um trabalho de capacitação da equipe e melhoramos o processo”.


Após a implementação do lean, a operação ganhou muito mais agilidade: uma atividade que demandava 8 horas para ser concluída, passou a levar 2h24. O fluxo de empilhadeiras no armazém, que até então não era organizado, também melhorou com a criação de fluxos lógicos e obrigatórios, resultando em otimização de tempo e produtividade, uma vez que também solucionou problemas de segurança. “Por meio do lean, conseguimos eliminar o tempo de espera e estimulamos um fluxo contínuo. Com o projeto de melhoria, o cliente passou a economizar R$ 1,1 milhão anualmente”, finaliza Zanetti.



Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.