21/07/2023

TegUP abre inscrições para o Programa de Desafios 2023 para startups da área de logística

 TegUP abre inscrições para o Programa de Desafios 2023 para startups da área de logística



A tegUP, Corporate Venture Capital criada em 2017 pela Tegma Gestão Logística, anunciou os desafios que servirão de base para as soluções que os participantes deverão desenvolver no ciclo de 2023, que se iniciou neste mês de julho. Desde o terceiro ciclo, realizado em 2019, a coordenação do programa define temas específicos para que as soluções apresentadas pelas startups estejam alinhadas às necessidades do setor, demandadas tanto pela Tegma quanto de empresas clientes. “Por meio deste Programa, mantemos uma relação estreita com todo o ecossistema de startups focadas em logística. Desde 2017, temos contato com mais de quatro centenas de empresas inovadoras e empreendedoras”, destaca José Carlos de Souza Filho, Gerente de Inovação.


Para este ciclo foram selecionados quatro desafios. O primeiro tem como foco a gestão de torre de controle. A solução pode ser por meio de ferramenta que use IA (Inteligência Artificial), Machine Learning ou qualquer outra tecnologia para auxiliar na gestão de risco na tomada de ação e decisão. O segundo se concentra na gestão de treinamentos operacionais, por meio de ferramenta online e intuitiva que ajude a treinar times externos, principalmente de motoristas e colaboradores operacionais que normalmente cumprem sua jornada fora da empresa.


O terceiro é o desenvolvimento de WMS (Warehouse Management System), que permita ter um sistema próprio de gerenciamento para que a operação possa ser cada vez mais controlada e com informações mais assertivas. O desafio parte da necessidade de se dispor de um sistema que faça o gerenciamento de toda a carga, desde sua entrada no armazém até a expedição, passando por todo o workflow de conferência, montagem de carga e faturamento. Já o quarto desafio estabelece o desenvolvimento de ferramenta para saturação para containers, caminhões e armazéns, que ajude a identificar as melhores configurações de estufamento para cada carga, caminhão, containers ou espaço no armazém.


Etapas


 Após o período de inscrição e de análise das informações cadastradas, o Comitê de Seleção da tegUp selecionará as startups com propostas mais aderentes aos desafios.  Na etapa seguinte as selecionadas farão uma apresentação (pitch) individual da sua solução para o desafio escolhido, que será feito de maneira remota.


As startups com as soluções mais promissoras serão conectadas com os sponsors dos desafios para a criação conjunta de um projeto-piloto. Com o apoio e incentivo dos sponsors, as startups terão nove semanas (contados os dias corridos) para desenvolverem e testarem seus projetos. Por último, será realizado o Demo Day, em que os participantes deverão apresentar o projeto e resultados para todos os stakeholders do programa.


As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto de 2023 pelo site www.tegup.com.br, onde também podem ser obtidas informações complementares.



Notícias Relacionadas
 ‘Bloqueio’ dos houthis no Mar Vermelho afeta todo mercado global de transporte de contêineres

04/10/2024

‘Bloqueio’ dos houthis no Mar Vermelho afeta todo mercado global de transporte de contêineres

O ataque de 7 de outubro do Hamas contra Israel desencadeou não só um sangrento conflito no Oriente Médio, mas também uma ruptura no comércio global, com o virtual bloqueio de uma das vi (...)

Leia mais
 Implantação de IA e demanda de clientes por velocidade estão entre as prioridades para líderes de logística, segundo estudo

03/10/2024

Implantação de IA e demanda de clientes por velocidade estão entre as prioridades para líderes de logística, segundo estudo

O Third-Party Logistics Study 2025, liderado pelo Dr. C. John Langley, da Penn State University, e desenvolvido em colaboração com a NTT DATA e a Penske Logistics, foi apresentado nesta (...)

Leia mais
 Brado realiza exportação inédita de algodão pelo Porto de Itaguaí

01/10/2024

Brado realiza exportação inédita de algodão pelo Porto de Itaguaí

A Brado transportou, pela primeira vez no país, algodão das fazendas de Mato Grosso pela ferrovia até o porto de Itaguaí (RJ) com destino à exportação. A operação ocorreu no início de ju (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.