03/11/2023

Tegma recebe Selo Ouro por seu inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa

 Tegma recebe Selo Ouro por seu inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa



A Tegma Gestão Logística recebeu, dia 24 de outubro, o selo ouro do GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) por seu Inventário de emissões de gases do efeito estufa. Essa iniciativa, que no Brasil é representada pela Fundação Getúlio Vargas, reconhece a qualidade da metodologia e consistência das informações levantadas.


A Tegma iniciou os levantamentos anuais em 2020, com dados retroativos de 2019. Desde então era detentora do selo prata. A jornada até a conquista do selo ouro envolveu um estudo aprofundado sobre as operações da companhia para que fosse possível entender os padrões de emissão e o mapeamento das fontes, garantindo que todas fossem contabilizadas, além da adoção de um software especializado que integra nossas informações de transporte e nos conecta diretamente com a quantificação destas emissões. 


Neste processo foi possível adquirir a maturidade necessária para assegurar a exatidão da gestão dos dados e a criação de um histórico muito relevante. Pelos critérios do GHG Protocol, para obter o selo ouro – a mais alta qualificação – é necessário que o inventário seja submetido a uma auditoria externa e independente.


Para conquistar esse selo o Inventário deve coletar dados sobre as emissões diretas (relacionadas às atividades da própria companhia) e indiretas, ou seja, de terceiros, como clientes e fornecedores. Uma vez finalizado, o inventário torna-se um documento público e pode ser consultado por qualquer interessado. E como o levantamento feito pela Tegma é individualizado, os clientes que tiveram suas emissões de gases de efeito estufa incluídas no documento podem acessar essa informação.


Inventário é a base do planejamento


Segundo explica Auiny Spadari, coordenadora de Sustentabilidade da Tegma, a partir da elaboração do Inventário é possível entender em detalhes quais são as quantidades e as atividades em que ocorrem as emissões. “Com essas informações podemos traçar estratégias e metas para uma economia de baixo carbono”, assinala.


Ela também esclarece que o cálculo é preciso e eficiente, pois utiliza uma metodologia desenvolvida especificamente para o setor de logística. “Cada detalhe é contabilizado”, destaca Auiny Spadari. Como exemplo, ela cita que para atingir esse resultado da mais alta certificação, o engajamento dos colaboradores foi fundamental.


Para fazer um planejamento com foco na redução das emissões e adaptação e resiliência climática a Tegma está contratando uma empresa especializada que vai olhar para o cenário atual e futuro.


De acordo com Nivaldo Tuba, diretor-presidente da Tegma, “o selo ouro reconhece nosso compromisso com a sustentabilidade. Não é somente um logotipo que vamos poder colocar em nossa página, mas simboliza o resultado do nosso esforço para cumprirmos com responsabilidade nosso papel pela melhoria do ambiente e da qualidade de vida em nossa sociedade”.



Notícias Relacionadas
 13% do PIB do País é gasto em logística, afirma empresário do setor

28/02/2024

13% do PIB do País é gasto em logística, afirma empresário do setor

A colisão entre um caminhão e um trem, ambos carregados, no dia 18 deste mês, em Rolândia (PR), foi mais um retrato de situações que atrasam entregas e elevam o custo de logística no Bra (...)

Leia mais
 Mundial Logistics Group apresenta novo posicionamento de marca e inova no setor de saúde

27/02/2024

Mundial Logistics Group apresenta novo posicionamento de marca e inova no setor de saúde

A Mundial Logistics Group, empresa de soluções em logística promocional e operador logístico para a indústria da saúde, anuncia seu novo posicionamento, concentrando a sua operação em du (...)

Leia mais
 Grupo ID Logistics registra crescimento acelerado de dois dígitos no 4º trimestre de 2023

27/02/2024

Grupo ID Logistics registra crescimento acelerado de dois dígitos no 4º trimestre de 2023

O grupo ID Logistics, líder europeu em logística contratual e presente em 18 países em todo o mundo, apresentou em 2023 receita de 2.747 bilhão de euros, com crescimento de 10,7% em rela (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.