A Tegma Gestão Logística recebeu pelo 14º ano consecutivo o reconhecimento da Childhood Brasil por sua atuação no Programa Na Mão Certa, do qual é signatário desde 2008. O evento para entrega dos certificados aos participantes teve a presença da rainha Silvia, da Suécia, fundadora da World Childhood Foundation.
O programa Na Mão Certa tem como principal estratégia sensibilizar caminhoneiros e caminhoneiras para atuarem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento da exploração sexual. A iniciativa foi implantada em 2006 e atua incentivando mudanças estruturais e culturais na sociedade. Busca, também, formar uma rede de proteção unindo todos os setores privado e público, tais como Executivo, Legislativo e Judiciário, Conselhos Tutelares, além das Secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, com pesquisas e publicações, para dar visibilidade e esee problema. Nessa trajetória o programa já investiu mais de R$ 91 milhões na causa, publicou 82 estudos e pesquisas temáticas, articulou ações como a Lei da Escuta Protegida, transformando o atendimento público a crianças e adolescentes e já influenciou mais de 2.000 empresas a enfrentar o problema.
Compromisso Tegma
“Atuar com responsabilidade social em nossa sociedade faz parte da cultura da Tegma, que há anos vem incentivando a promoção de uma educação pública de qualidade, saúde e inclusão esportiva e social. Não seria diferente com um programa que traz um tema tão importante e de grande impacto para toda comunidade. Por isso nós apoiamos as ações de divulgação, comunicação e conscientização para que as pessoas com quem a Tegma se relaciona se tornem agentes de proteção das crianças e dos adolescentes”, explica Rosa Maria de Carvalho, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Tegma e gestora responsável pelo programa.
Entre outras ações permanentes, faz parte desse apoio a distribuição de material educativo e o incentivo aos motoristas para que entrem no ambiente digital criado pela Childhood Brasil, com “trilhas” que conduzem para a conscientização sobre a dimensão desse problema social e os meios possíveis para que cada cidadão contribua na proteção das crianças e dos adolescentes. “Eles são o futuro do país e temos que nos preocupar em protegê-los”, enfatiza Rosa.
Pela importância atribuída a esse tema, a Tegma envolveu as lideranças, em todos os níveis, para sensibilização e conscientização sobre a relevância do Programa. “Os líderes são os principais multiplicadores”, explica Rosa Maria de Carvalho. Para consolidar ainda mais esse envolvimento, a temática foi introduzida em seu Programa de Desenvolvimento de Líderes, que acontece anualmente. Este ano foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro e foi tema da abertura, marcada por palestra da gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Cristina Dengler.
Ao traçar um comparativo entre a situação atual e a encontrada 14 anos atrás, Rosa Maria de Carvalho se diz otimista, embora destaque que ainda há muito a se fazer. “Vejo que houve uma evolução. Estamos impactando cada vez mais pessoas, mas a subnotificação de casos ainda é muito grande”, esclarece. As estimativas calculam que apenas 10% dos casos são notificados, o que indica a necessidade de inciativas como essa serem ampliadas e multiplicadas, com a participação dos diferentes setores da sociedade.