09/12/2022

Tegma instala usina de energia solar em sua unidade de Sorocaba

 Tegma instala usina de energia solar em sua unidade de Sorocaba



A Tegma Gestão Logística, uma das maiores operadoras logísticas do país, iniciou um importante processo de limpeza da sua matriz energética a partir da instalação de uma usina solar em sua unidade de Sorocaba, em São Paulo. O sistema, em operação há cerca de um mês, é conectado à rede elétrica da concessionária local, o que permite colocar nessa rede eventuais excedentes de eletricidade ou, caso o consumo seja superior ao que foi captado, suprir a diferença por meio do abastecimento da concessionária.


Segundo explica Fernando Aoki, gerente de Engenharia e Obras da Tegma, o novo sistema traz diversos benefícios. “Além dos ganhos financeiros que serão obtidos após o retorno do capital investido, utiliza um recurso renovável, a luz solar, que não polui e nem agrava o efeito estufa com a emissão de gases, como o CO2”, assinala o executivo.


Aoki destaca outras vantagens da opção adotada, como montagem rápida, pouca manutenção – basicamente lavagem do sistema duas vezes ao ano – e alta durabilidade, com uma vida útil de 25 anos, em média. Os painéis foram colocados no telhado da nave de carregamento, o que dispensou obras de maior complexidade.


Iniciativa piloto


A unidade de Sorocaba é um pátio da Divisão Logística de Veículos (DLV) com 40 mil metros quadrados, destinado à operação de carregamento da montadora Toyota. É a primeira iniciativa da empresa nesse sentido e serve como projeto piloto. “Vamos avaliar os resultados para verificar a possibilidade de colocarmos usinas de energia solar em outros locais”, assinala Fernando Aoki.


O projeto do sistema prevê fornecer entre 65% e 70% da energia consumida naquela unidade. Isso significa que mensalmente a empresa economizará nas instalações de Sorocaba o correspondente a esse percentual em seu gasto com o consumo de energia elétrica. Trata-se de um exemplo concreto da possibilidade de conciliar redução do impacto ambiental com ganhos financeiros.



Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.