Pelo segundo ano consecutivo, a Tegma Gestão Logística elaborou e apresenta ao mercado seu Relatório Integrado, relacionando em detalhes as ações desenvolvidas pela companhia em sustentabilidade, destacando os pilares ambiental, social e de governança (conhecidas pela sigla ASG), durante o ano de 2023. A prática de produzir esse documento foi inaugurada no ano passado, contendo as atividades de 2022 e, segundo definição da empresa, prosseguirá anualmente, dentro da política de transparência e de sustentabilidade adotada. Além de relacionar o que foi realizado, o documento destaca as metas estabelecidas, por meio das quais a empresa contribui para alcançar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente do Conselho de Administração da Tegma, Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos, menciona as principais ações em cada uma das áreas. “No campo ambiental, destacam-se a obtenção da certificação Ouro do GHG Protocol e o lançamento de um projeto para o desenvolvimento de veículos elétricos em nossa logística. Socialmente, intensificamos nosso compromisso com a diversidade e a inclusão. Em governança, reforçamos práticas de transparência e ética, com uma revisão do nosso Código de Conduta e expansão dos programas de treinamento em compliance”, assinala o presidente do Conselho.
Nivaldo Tuba, diretor-presidente da Tegma, explica que as práticas reunidas nos conceitos de ASG estão enraizadas nas diversas atividades da companhia. Segundo escreve no texto de apresentação do relatório, “a Tegma incorporou em sua cultura a importância de considerar os pilares ASG em todas as suas frentes de negócios e tomadas de decisão”. Entre outras ações, o executivo destaca o firme empenho de se criar um ambiente de trabalho sadio e respeitoso, em que a diversidade seja tratada de forma equitativa. “Esse pilar é tão importante, que recebemos, novamente, o selo Great Place to Work, o qual posiciona a Tegma como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar”, explica Nivaldo Tuba.
A prática inclusiva no âmbito do quadro profissional foi também abordada com destaque pelo diretor de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade, Tarcisio Francisco Felisardo, nesse documento. “Temos um movimento importante de olhar para a diversidade. Estamos constantemente mensurando e evoluindo, tornando, assim, a companhia cada vez mais inclusiva”, explica. E conclui: “Queremos que as pessoas se sintam à vontade para trabalhar aqui”.
A íntegra do relatório ficará disponível nas mídias digitais da empresa. Para acessar o documento, os interessados devem entrar no site da Tegma (www.tegma.com.br/sustentabilidade) ou nas redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook).