Poupar recursos é um mantra na logística e se traduz, cada vez mais, no uso da tecnologia. Os caminhões elétricos são ótimos exemplos: têm três vezes mais tecnologia embarcada do que os concorrentes a diesel e entregam monitoramento preciso.
O Volkswagen e-Delivery, primeiro elétrico desenvolvido e produzido no país, traz configurações exclusivas para privilegiar a segurança e a performance, como assistente de partida em rampa, controle de tração e funções que permitem alterar a taxa de aceleração automaticamente, além do modo regeneração que usa a energia das frenagens e desacelerações para recarregar as baterias. Tudo é monitorado pelo motorista. Os caminhões - oferecidos desde julho nas versões de 11 e 14 toneladas - são conectados a uma plataforma de serviços digitais, que facilita a gestão inteligente de frotas e a redução de custos operacionais.
“A eletrificação é uma realidade que vai vir. Esse é um caminhão do futuro, mas a Volkswagen quis trazer o e-Delivery o mais rápido possível porque quem conseguir ajudar o cliente a resolver os problemas, vai sair na frente”, diz Walter Pellizzari Jr., gerente executivo de estratégia corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A tecnologia embarcada também é um dos pilares da RDX Urban, especialista na locação de veículo urbano de carga (VUC) elétrico. “Nossa plataforma de telemetria permite o monitoramento on-line dos principais parâmetros dos veículos elétricos, como percentual de bateria, autonomia, capacidade de armazenamento e qualidade da energia no abastecimento”, diz o CEO Dario Arroyo.
No caso do iFood, a aposta são as bicicletas elétricas, com tecnologia de pedal assistido. “O motor é acionado quando a bicicleta é pedalada, sem acelerador, tornando o esforço para mover a bike mais leve. Ainda investimos em tecnologia e mecanismos que identificam quem está mais próximo, enviando para os entregadores rotas mais curtas”, diz o head de inovação e logística, Fernando Martins.
Há 41 anos construindo e alugando galpões de forma sustentável, a Tópico criou um sistema de películas solares que, instalado no teto dos empreendimentos, permitem a autonomia energética. “Até agora, 90% dos interessados são do setor de mineração e agro, cujos galpões ficam em áreas afastadas da rede elétrica”, diz Arthur Lavieri, CEO da companhia.
Também autossustentável, o conjunto de painéis solares instalados nos tetos dos 12 blocos do shopping carioca Uptown, deve economizar R$ 28 milhões, nos próximos 25 anos. Até o final deste ano, a usina solar deve suprir a energia para as áreas comuns dos blocos. “A próxima fase vai atender as 250 lojas do local”, diz o gerente de operações, Alex Conceição.
Com todas as emissões no transporte de cargas neutralizadas desde 2020, a Norsul foi pioneira no uso de tinta anti-incrustante, fabricada pela fusão do hidrogel de silicone ativo com um pequeno percentual de biocida. Com ela, o casco do navio oferece menos atrito e menor resistência ao avanço, aumentando a eficiência energética e diminuindo o consumo de combustíveis fósseis. “A expectativa é de melhorar a eficiência na performance do navio e reduzir a emissão de CO2 em mil toneladas ao ano”, diz o gerente executivo de frota Leonardo Brum.
Fonte: Valor Econômico
27/11/2024
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