Conciliar os crescentes investimentos em infraestrutura de transporte com a preservação do meio ambiente. Esta foi a mensagem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante a mesa redonda ministerial promovida pelo ITF (International Transport Forum), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na manhã desta quarta-feira (26).
A “Cúpula ITF 2021: Inovação em Transporte para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu ministros de transportes e infraestrutura dos países parceiros da OCDE, que falaram sobre as medidas de sustentabilidade que estão em curso nos seus países visando a preservação de seus ecossistemas. Tarcísio destacou que o Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a adotar uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) abrangente para o Acordo de Paris.
“Estamos investindo muito em sustentabilidade. Nossos projetos incorporam um compromisso com a conduta ambiental, incluindo a recuperação de áreas degradadas, o combate aos processos erosivos, a implantação de corredores de fauna, a limitação do transporte com combustível fóssil e o plantio compensatório”, afirmou.
SELO VERDE – O ministro também afirmou que os fluxos financeiros estarão cada vez mais atrelados aos padrões ambientais e, por isso, o MInfra está estruturando seus projetos para que possam ter acesso a financiamentos verdes. Entre as ações, a parceria da pasta com o Climate Bond Initiative (CBI) e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ). “Ao estruturar projetos de infraestrutura resilientes e sustentáveis, em parceria com o setor privado, estamos contribuindo para uma forte recuperação”, declarou.
O ITF da OCDE é uma organização intergovernamental com 62 países membros e tem como missão promover uma compreensão mais profunda do papel dos transportes no crescimento econômico, na sustentabilidade ambiental e na inclusão social. Atua como um grupo de reflexão para a política de transportes e organiza a Cúpula Anual de Ministros dos Transportes. A ITF é o único organismo global que cobre todos os modos de transporte. Apesar de ser integrado com a OCDE, é politicamente autônomo.
Fonte: Portos e Navios
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