Frente a atual demanda pelo transporte de cargas, a TAP Air Portugal, acompanhando o crescimento do mercado, voltará a operar com aeronaves exclusivamente cargueiras, em sua divisão TAP Cargo.
Apesar disso, o transporte cargueiro sempre foi realizado em voos comerciais de passageiros, porém, a capacidade é reduzida frente aos aviões que transportam apenas cargas. A companhia não possuía aeronaves exclusivas para tal desde que deixou de operar seu Boeing 707-300C, matriculado CS-TBJ.
Mais recentemente, dada a situação pandêmica e por grande parte da frota estar inativa, a TAP disponibilizou algumas de suas aeronaves para transporte de insumos médicos e hospitalares, inclusive alguns dos modernos Airbus A330-900neo e seus jatos A330-200.
Desta forma, a TAP Cargo voltará a ter uma aeronave exclusiva para auxiliar em sua rede logística. Um dos Airbus A330-200 que são utilizados para o transporte de passageiros será adaptado para cargueiro, recebendo a pintura “Cargo” em sua fuselagem.
Ademais, cabe ressaltar que a aeronave não será completamente convertida em cargueira, apenas adaptada, da mesma forma que foi feito com um jato Embraer 195 da Azul, conforme noticiado pelo Contato Radar anteriormente. 
Fonte: Bem Notícias
30/10/2025
Pesquisa ABOL: 9 em cada 10 operadores logísticos fazem carga lotação (FTL)
A carga lotação (FTL) é a atividade mais realizada entre os operadores logísticos (OLs) no Brasil, executada por 92% das empresas do setor — o que corresponde a nove em cada dez operador (...)
 
                     
                                                                     
                                                                    