04/09/2020

SPA reedita normas para atracação de navios no Porto de Santos

 SPA reedita normas para atracação de navios no Porto de Santos



A Santos Port Authority (SPA) reeditou as normas para atracação de navios, que tinham sido atualizadas em abril deste ano, após 40 anos sem modernização. O novo texto traz regras mais claras e consolida em um documento único os regramentos, para melhor atendimento do usuário.

As normas preveem as prioridades de atracação, o plano de amarração e todos os critérios para operação, do fundeio até o cais. Essas alterações visam aumento da produtividade e permitem melhorar os índices de ocupação dos berços de atracação, consequentemente com redução de fila de espera de navios na barra. Por exemplo, as pranchas mínimas operacionais (medida de produtividade do navio por hora no cais) passam a ser disponibilizadas no site, facilitando o acompanhamento pelo usuário.

Em vigor desde o dia 26 de agosto, a Resolução 150.2020 substitui a resolução 59.2020, de abril. O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, explica que a normativa anterior passou por revisão da equipe técnica, sendo incorporados aprimoramentos importantes para o funcionamento eficiente e mais racional das atracações de navios no Porto de Santos. “Esse é mais um dentre importantes avanços que estamos implementando sistematicamente para consolidar Santos não só como o maior, mas como o melhor porto da América Latina”, afirma Ribeiro, destacando, ainda o alinhamento da iniciativa no âmbito do programa de desburocratização do Ministério da Infraestrutura (Minfra), pasta à qual a SPA é vinculada.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.