22/04/2025

Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos

 Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos



O Sistema Transporte realizou, nesta semana, uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na sede do Ministério, para apresentar oficialmente a Coalizão do Transporte pela Descarbonização – uma iniciativa estratégica voltada à transição energética no setor de transporte. Durante o encontro, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, entregou o convite para o evento de lançamento do documento de posicionamento da Coalizão, que será realizado no dia 12 de maio, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF).


Reunindo mais de 50 entidades e empresas, a Coalizão tem como objetivo impulsionar soluções práticas e integradas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no transporte, contribuindo diretamente para o cumprimento das metas climáticas brasileiras até 2050. A iniciativa é liderada pela CNT em parceria com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), o Grupo CCR e o Insper.


O documento elaborado pela Coalizão propõe uma abordagem ampla e colaborativa, com foco em investimentos em infraestrutura moderna, renovação de frotas, incentivo ao transporte coletivo, uso de biocombustíveis e aceleração da eletrificação dos modais. A análise considera as especificidades regionais do Brasil e aponta caminhos para um transporte mais eficiente, limpo e inclusivo.


“A transição energética no transporte exige uma abordagem multifacetada, que respeite as realidades locais e assegure a viabilidade técnica de cada solução. No caso dos biocombustíveis, por exemplo, é essencial que qualquer percentual de adoção seja precedido por testes rigorosos, garantindo segurança e compatibilidade com as condições de operação”, afirmou Vander Costa.


Além de fortalecer a agenda da COP30 – que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025 –, a Coalizão pretende se consolidar como um espaço permanente de articulação entre o poder público, o setor empresarial e a sociedade civil. Para a CNT, a iniciativa representa um marco na construção de um futuro mais sustentável para a mobilidade e a logística no Brasil.


Também estiveram presentes na audiência a chefe da Assessoria Internacional do MPOR (Ministério de Portos e Aeroportos), Natasha Martins Miranda; o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Monteiro Franca; o vice-presidente do Grupo CCR, Pedro Sutter; a diretora do CEBDS, Daniela Mignani; o diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; o diretor de Relações Institucionais do Grupo CCR, Gustavo Barreto; o diretor do Boston Consulting Group, Bruno Vasconcelos; e a gerente executiva de Relações com o Poder Executivo, da CNT, Danielle Bernardes. 


Fonte: CNT



Notícias Relacionadas
 Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

04/07/2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

O país explora 48% da malha hidroviária economicamente navegável. Atualmente existem 41,7 mil quilômetros de vias navegáveis e 20,1 mil quilômetros são utilizados para transporte de carg (...)

Leia mais
 Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

03/07/2025

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou nesta segunda-feira (30) os resultados do mercado global de transporte aéreo de carga referentes a maio de 2025. Os dados a (...)

Leia mais
 Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

01/07/2025

Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

O governo da província de Río Negro, localizada na região da Patagônia argentina, sancionou uma nova Lei de Portos que regulamenta a atividade portuária em todo o território sob sua juri (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.