13/08/2021

Santos Brasil registra movimentação recorde no segundo trimestre de 2021

 Santos Brasil registra movimentação recorde no segundo trimestre de 2021


O primeiro semestre de 2021 experimentou um elevado fluxo de contêineres nos portos brasileiros, em especial no Porto de Santos, cuja retomada já havia se intensificado no último trimestre de 2020, nos volumes de exportação e, também, de importação. Com a recuperação do comércio global, estimulada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, o transporte marítimo passou a ser amplamente demandado, sobretudo o de cargas conteinerizadas para reabastecer cadeias de suprimento da indústria e do varejo, a fim de atender o consumo crescente (e então reprimido), o que se observou também no Brasil.

Os negócios da Santos Brasil se beneficiam desses fundamentos e, portanto, apresentaram um grande desempenho nesta primeira metade do ano, com recordes históricos de movimentação de contêineres no Tecon Santos e elevado nível de produtividade em todas as unidades, sem perder de vista a segurança de nossos funcionários e as rígidas medidas sanitárias de prevenção, contenção e
combate ao contágio da Covid-19 adotadas pela Companhia.

Ao longo do primeiro semestre de 2021, o Porto de Santos movimentou 1,47 milhão de contêineres, crescimento de 16% em relação ao primeiro semestre de 2020, que, por sua vez, foi afetado pela pandemia nas operações de importação e cabotagem, principalmente. Houve aceleração nas importações de contêineres cheios no 1S21 (+26,3% vs. 1S20), com as exportações de contêineres cheios também apresentando crescimento robusto no semestre (+12% na comparação ano-contra-ano), seguidas pelo volume de cabotagem de contêineres cheios (+9% vs. 1S20).
Mesmo comparando o desempenho do Porto de Santos com os volumes movimentados no período que precedeu a pandemia da Covid-19, o crescimento de 21% do 1S21 (em relação ao 1S19) demonstra solidez e evidencia a resiliência da atividade portuária até em períodos de crise.

Nos três terminais da Santos Brasil, a movimentação consolidada de contêineres totalizou 658.324 unidades no 1S21, crescimento de 26,1% em relação ao 1S20, superando também o volume movimentado no 1S19 em 14,5%. No principal mercado da Companhia (Porto de Santos), o Tecon Santos apresentou aumento de 28,0% ano-contra-ano na movimentação de contêineres, somando 581.206 unidades no 1S21.

Considerando-se a maior exposição do Tecon Santos ao fluxo de contêineres importados cheios, com destaque para os serviços operados da Ásia e do Norte da Europa, o crescimento individual do terminal foi maior do que o agregado do Porto de Santos (51,3% vs. 26,3%), com ganho de participação de mercado, cujo market share passou a 39,6% no semestre (vs. 35,8% no 1S20), de acordo com dados divulgados pela Santos Port Authority (SPA, antiga CODESP).

Em que pese a utilização elevada do Tecon Santos, os investimentos que estão sendo executados (e.g. extensão do cais e aquisição de equipamentos) e as ações de eficiência operacional implementadas asseguram plena capacidade de atendimento da demanda potencial do Porto de Santos, sem queda do nível de serviço.



Fonte: JSL

Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.