Por Ricardo Buteri, diretor comercial da Santos Brasil
A Santos Brasil encerra o ano de 2021 com importantes conquistas na direção do seu planejamento estratégico, que tem na logística um dos seus pilares de crescimento. Com capacidade financeira, know how e estrutura, a Companhia vem ampliando a oferta de serviços para além do porto e se consolidando como uma operadora logística que vai do porto ao e-commerce.
Operando no modelo one stop shop, a empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics), com atividades sob medida, que envolvem alto nível de complexidade. Cuida da carga do cliente do porto até o destino final, centralizando todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade.
A qualidade dos seus ativos e a conectividade e sincronicidade entre eles têm sido fator determinante para o sucesso da verticalização das atividades da empresa, encurtando tempo, distâncias e apoiando o progresso da cadeia de supply chain dos seus clientes.
Além de terminais portuários estrategicamente localizados no país (sendo um deles o Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul), a Santos Brasil conta com dois centros de distribuição em São Bernardo do Campo – o CD São Bernardo e o CD Imigrantes –, dois Clias (armazéns alfandegados na Baixada Santista) e 140 caminhões próprios.
A capacidade de atuar de maneira integrada, otimizada e simultânea do porto ao e-commerce traz diversas vantagens competitivas ao cliente da Santos Brasil, que além de centralizar suas demandas em uma interface única, tem total controle da operação por meio de sofisticados dashboards, que dão mais segurança e confiabilidade. Já para a Santos Brasil, as vantagens vão desde a redução de custos e riscos à maior agilidade, integração da equipe, otimização da gestão, credibilidade, além do aumento da produtividade na gestão da cadeia de suprimentos e aumento da lucratividade.
Toda essa conectividade foi possível graças a pesados investimentos realizados em business inteligence, que viabilizaram a integração dos sistemas (comercial, financeiro e operacional), o monitoramento de todos os passos da carga e, além disso, o fornecimento de estatísticas e dados altamente personalizados e customizados aos seus clientes.
A Santos Brasil tem condições de mapear, de maneira muito transparente, toda a carga de um determinado segmento, que entra pelo porto de Santos, mesmo que não passe por seus ativos. Consegue identificar as que têm necessidade de remoção, sua origem e destino, quanto tempo de armazenamento etc. Esse mapeamento dos movimentos da carga e toda essa inteligência de mercado fica à disposição dos clientes e é utilizado para antever necessidades e oferecer soluções mais eficientes para as empresas atendidas, agregando valor à operação logística. Hoje, a Santos Brasil usa a inteligência de dados para prover o futuro da sua relação com seus clientes.
No total, a empresa atende a mais de 9 mil clientes, dos diversos segmentos econômicos, tais como químico, automotivo, farmacêutico, alimentício, bens de consumo e agronegócios, entre outros.
As vantagens da conectividade e do modelo one stop shop têm levado um grande número deles a ampliar a gama de serviços contratados. Só neste último ano, destacam-se empresas como HP, Perterra e Panasonic.
Uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos agrícolas, por exemplo, que já utilizava as operações de porto, transporte rodoviário e do TEV (Terminal de Veículos), passou a contar com a Santos Brasil também para a desmontagem e estufagem de máquinas, ganhando mais segurança, confiabilidade e redução de custos.
O caso da Mercedes-Benz, um cliente de muitos anos, exemplifica bem a atuação integrada da Santos Brasil. Para este cliente, a empresa oferece uma sofisticada operação que engloba a chegada dos contêineres no porto, a armazenagem no Tecon Santos, no Clia e no Centro de Distribuição de São Bernardo. A Santos Brasil dá suporte em toda a cadeia de suprimentos da montagem de caminhões, ônibus e responde pelo gerenciamento de estoque e a entrega dos itens just in time para a linha de produção. É no CD São Bernardo que fica centralizada a maior parte do estoque para abastecer de forma eficaz o line feeding da montadora. Tudo isso só é possível em função da qualidade dos ativos envolvidos, da conectividade e integração dos sistemas e da forte interação entre as equipes da Companhia e do cliente.
Com a inauguração do CD Imigrantes, em novembro de 2020, a Santos Brasil ampliou em 30% sua capacidade de armazenagem de carga geral. Hoje o CD São Bernardo está com 94% de ocupação e o Imigrantes, com 60% e a Companhia já estuda a ampliação deste CD com novos módulos.
Entre os clientes que utilizaram o novo CD Imigrantes em 2021, está uma grande empresa do setor de alimentos e bebidas, para quem foi desenvolvido, sob medida, uma operação envolvendo vários ativos: o Tecon Santos recebeu contêineres com latinhas de alumínio fabricadas na China; as latinhas foram armazenadas nos Clias Santos e Guarujá até o fim dos trâmites aduaneiros; e, após desembaraçada, a carga ficou armazenada em pallets no CD Imigrantes até sua distribuição total. A operação durou três meses, com média de 3.200 pallets entrando e saindo, com giro de dez dias, ficando aproximadamente 1.000 pallets estáticos em estoque em área de piso.
Uma frente importante que teve início em 2020 e se consolidou neste ano é a atuação no e-commerce. Das 218 mil expedições/mês dos dois CDs da Companhia, um total de 85 mil já são de pedidos de e-commerce.
A TAG Livros, o maior clube de livros por assinatura do país, completou em novembro um ano de parceria com a Santos Brasil, com mais de 700 mil kits expedidos. Neste caso, o serviço não inclui operações portuárias, mas gerenciamento de toda a cadeia logística do cliente, que compreende recebimento e armazenagem de mercadorias no CD São Bernardo, separação de produtos, montagem dos kits, etiquetagem e expedição. Todo o estoque da TAG fica concentrado com a Santos Brasil.
A entrada e consolidação da Santos Brasil nesta frente do e-commerce foi viabilizada graças a todos os investimentos realizados em ativos e sistemas, mas também ao investimento em pessoas. A Santos Brasil Logística conta hoje com uma equipe sênior, composta por analistas de projetos logísticos, especialistas em fundamentos técnicos para dimensionamento de operações de Transporte, Armazenagem, Estufagem e Desovas de cargas específicas, além de soluções de operações In House.
A empresa utiliza de ferramentas de simulação e Estudos de Tempos e Métodos para aferir as produtividades operacionais e customizar os projetos, de acordo com o perfil de cada operação, apoiando-se em softwares específicos para dimensionamento, análise e cálculo dos dados e métricas, operacionais e financeiros de soluções customizadas para cada cliente. Toda essa sofisticação tecnológica exige uma equipe igualmente sofisticada e com conhecimento técnico para analisar os dados disponíveis e oferecer as melhores soluções.
Além disso, a Santos Brasil se destaca pelos elevados padrões de governança corporativa, com indicadores ESG claramente definidos e foco no respeito ao meio ambiente, segurança nas operações e desenvolvimento humano.
27/11/2024
Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação
Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, realizado pela Editora Globo em parceria com a CCR, o ministro afirmou que o governo tem estimulado a contratação de navios "cada vez maiores" (...)